A 13ª Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida 2019 saiu às 7 horas deste domingo, 2, do Parque de Exposições de Colinas com destino à Fazenda Vitória, o segundo dos oito pousos previstos no percurso. Os tropeiros percorrerão 156 quilômetros em trilhas nos municípios de Colinas, Nova Olinda e Araguaína. Com o tema tradicional “O tropeirismo unindo povos e culturas”, o evento encerrará dia 8 de junho.

Neste sábado, os tropeiros se reunirão para o primeiro pouso da trilha. “Serão sete dias longe da agitação da cidade, percorrendo belas paisagens e confraternizando com os fazendeiros e moradores dessa região. Este ano os pousos são mais próximos das rodovias para atrair o público que não pode tropear”, contou o tropeiro e um dos organizadores do evento Sebastião Melo.

A Tropeada da Integração faz parte da programação da 51ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2019) e pretende reunir este ano mais de 300 tropeiros.

Homenagem

Em 2019, o homenageado pelo evento é o médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) Jacimar Carneiro Rezende, que faleceu em novembro de 2017.

Jacimar foi servidor de carreira da Adapec, reconhecido junto à classe rural por seu profissionalismo, dedicação e honestidade.

O percurso

Os tropeiros pousarão em seis fazendas até chegar, dia 6 de junho, na Fazenda São Francisco, em Araguaína, que será o pouso final. No dia 8, às 7 horas, seguirá a tradicional marcha dos tropeiros descendo pela contramão da maior avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima.

Programação dos pousos

Dia 1º – Parque de Exposições (Colinas);
Dia 2 – Faz. Vitória (Colinas);
Dia 3 – Faz. das Candeias (Nova Olinda);
Dia 4 – Faz. Goiandira (Nova Olinda);
Dia 5 – Faz. Olho D’Agua (Araguaína);
Dia 6 – Faz. São Francisco (Araguaína);
Dia 7 – Faz. São Francisco (Araguaína);
Dia 8 – Chácara Riacho Fundo (Araguaína).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVacina contra a gripe é liberada para toda a população a partir de hoje
Próximo artigoDuas pessoas são presas pela PM em Araguatins acusadas de tráfico de drogas