A Polícia Militar recebeu na manhã desta quarta-feira, 05, a doação de uma aeronave e de um caminhão tanque para abastecimento de aeronaves da Companhia Independente de Operações Aéreas (CIOPAER). A solenidade de entrega da aeronave ocorreu no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e contou com a presença do vice-governador do estado, Wanderlei Barbosa, do comandante geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, o secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio e demais autoridades.

A aeronave foi batizada, como é de tradição da aviação, por um arco de água de dois caminhões da Brigada de Combate a Incêndios do aeroporto de Palmas. E também foi abençoada pelo padre Paulo Frade e o pastor Niobey Aier.

A aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015. Devido a seus estado de conservação e performance foi pleiteada por diversos estados, sendo que a proposta do Governo do Tocantins para utilização na segurança pública foi a aceita. O modelo é ideal para grupamentos policiais, sendo um avião versátil com baixo custo de manutenção.

O monomotor tem capacidade para transportar seis pessoas e voar em linha reta horizontal acima dos 300 km por hora, detém ainda autonomia de até nove horas de voo ininterrupto, possibilitando execução de operações policiais imediatas e rápido apoio aos locais mais longínquos do estado.

A doação do caminhão tanque-abastecedor cuja capacidade é de 400 litros, para Companhia Independente de Operações Aéreas (CIOPAER), faz parte de um projeto do Governo do Tocantins de reaparelhamento da Secretaria de Segurança Pública. O veículo foi adquirido por meio de recursos do convênio nº 853683/2017, entre os governos federal e estadual. Com essa doação, o CIOPAER terá sua autonomia da aeronave aumentada a fim de suprir as demandas para o fornecimento de combustível além das sedes que são Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.

O tenente-coronel PMMT Chiroli abriu os discursos ressaltando os benefícios da aviação de segurança pública para o estado do Mato Grosso. Destacou que o Tocantins é um estado novo e, consequentemente, possui os requisitos para ter uma aviação de segurança pública fortalecida. Para o piloto, a integração entre as forças de segurança e o apoio do poder judiciário são fatores preponderantes para que a sociedade, cada vez mais, tenha segurança.

Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, a segurança pública exercida de maneira eficiente resulta em um trabalho da justiça também eficiente. Para o poder judiciário, é mais que um dever colaborar com as polícias para que a justiça tenha bons trabalhos no combate às drogas, fortalecendo cada vez mais a segurança do estado. Agradeceu a homenagem recebida e a dividiu com os juízes Dr. Gilson, Dr. Sérgio Leal e Luiz Zilmar, no apoio para que a aeronave do estado pudesse ser recebida.

Na solenidade, foram feitas homenagens aos colaboradores beneméritos, autoridades cujo apoio profissional foi essencial para que a aeronave fosse adquirida pelo estado do Tocantins, sendo eles: opresidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maio Neto, o juiz de direito, Luiz Zilmar dos Santos Pires, o tenente-coronel PMMT, Juliano Chiroli, e o piloto-comandante, Fábio Nalim.

Para o Secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, o recebimento de mais uma aeronave e de um caminhão tanque para o abastecimento destas fortalece em muito as ações das polícias. Neste processo de fortalecimento da segurança no estado, a atuação interinstitucional, a integração entre as forças e o judiciário bem como o apoio recebido pelo governo do estado são fatores preponderantes para que a aviação de segurança pública continue sendo destaque na área da segurança e salvamento.

Conforme as palavras do comandante geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, foram feitos agradecimentos ao governo do estado, pelo fortalecimento da aviação de segurança pública do estado, ao judiciário pela colaboração financeira e estratégica para que a aeronave apreendida fosse revertida à Polícia Militar e à Polícia Militar do Mato Grosso, através do piloto Tenente-coronel Juliano Chiroli, pelo abnegado esforço para que a aeronave fosse tratada naquele estado, até que viesse ao Tocantins. Agradeceu o esforço realizado pelo Major PMTO Eduardo desde aspirante, quando buscou aeronave para o estado, mas que, em gestões anteriores, não foi priorizada, mesmo sendo adquirida por meio de doações do poder judiciário. O atual governo, entretanto, não mediu esforços para que esta aeronave fosse adquirida pelo estado. Segundo o comandante, o planejamento institucional foca sempre a segurança pública com responsabilidade, de maneira estratégica e eficaz, trazendo a sensação de segurança que o estado busca.

Finalizou o evento o vice-governador do estado, Wanderley Barbosa, pronunciando que está alegre com o momento atual vivenciado, com o aparelhamento e incremento da segurança pública. Não há outra maneira de combater a criminalidade sem a capacitação e aparelhamento da segurança pública. A aviação de segurança pública tem o foco de trazer mais segurança à sociedade e o governador traz essa missão: quer uma polícia aparelhada, rápida, ágil e que a criminalidade seja combatida de maneira eficaz. Agradeceu a todos os que direta e indiretamente contribuíram para que o caminhão-tanque do CIOPAER fosse adquirido e que ora fortalece a aviação de segurança pública, bem como os que fizeram com que a aeronave doada chegasse ao solo tocantinense. Destacou, por fim, que emendas parlamentares estão sendo direcionadas à segurança pública e, assim, em favor da sociedade tocantinense, finalizou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresidente da AL participa de lançamento de projeto ambiental com Bolsonaro
Próximo artigoDeputado comemora simplificação do pagamento de emendas aos municípios