TRE-TO
TRE-TO

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) proibiu na manhã desta quarta-feira, 13, divulgação de parte da pesquisa eleitoral registrada sob a responsabilidade Instituto IDEP Brasil, que seria publicada nesta quinta-feira, 14, e que estava coletando dados informando “erroneamente” aos eleitores sobre a filiação partidária de Mauro Carlesse. A justiça entendeu a dubiedade no caráter da pesquisa, o que poderia prejudicar Carlesse, e em contrapartida, favorecer Vicentinho.

O departamento jurídico da chapa de Mauro Carlesse identificou junto ao registro da pesquisa, que o referido instituto estaria aplicando as perguntas 3,4 e 5 do questionário em que informava a filiação de Mauro Carlesse seria ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e não ao PHS (Partido Humanista da Solidariedade), sua verdadeira filiação. “A pesquisa seria divulgada com intenção evidente de confundir o eleitor, fraudar, prejudicar e influenciar indevidamente seu resultado”, afirmam os advogados de Carlesse.

Com base nessas informações, o juiz eleitoral Antiógenes Ferreira de Souza reconheceu o caráter dúbio da pesquisa eleitoral às vésperas da data prevista de sua divulgação. “De modo que entendo necessária a proibição de divulgação da pesquisa, parcial e exclusivamente no que toca às perguntas de números 3, 4 e 5 combatidas, em virtude da conjugação do nome do candidato Mauro Carlesse à legenda partidária diversa daquela a que realmente está vinculado”, determinou o Magistrado.

A Justiça Eleitoral também estipulou multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento da ordem judicial.

Comentários do Facebook
Artigo anterior‘Geração de oportunidades está ligada ao equilíbrio do Estado’, afirma Carlesse
Próximo artigoCasal de empresários participam de jantar dos namorados em Palmas