A Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) da Assembleia Legislativa chega, na próxima semana, à região do Bico do Papagaio. Os debates acontecem na quinta-feira, dia 29, em Araguaína, no campus Cimba da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e na sexta-feira, dia 30, em Augustinópolis, no campus da Universidade do Tocantins (Unitins), localizado no Colégio La Salle. As atividades vão encerrar a primeira etapa de discussões da Cenovo.

Tendo em vista que a proposta da Comissão é envolver o maior número de municípios nas discussões, o presidente da Cenovo, deputado Paulo Mourão (PT) ressalta a importância de envolver a sociedade, como um todo, para que os resultados reflitam os anseios da população tocantinense. “É a participação cidadã quem vai garantir que as mudanças almejadas pela sociedade tocantinense sejam efetivadas”, destaca.

A Cenovo vem debatendo com os segmentos da sociedade, instituições, universidades, federações, sindicatos como enfrentar os problemas do Estado, apontando soluções para promover políticas eficientes e práticas. Uma das metas é dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos e fazer a retomada da confiança em um Estado eficiente. As ações ainda devem promover a redução das desigualdades sociais, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, educação, saúde, segurança pública, cadeias produtivas e sustentabilidade ambiental.

Neste sentido o deputado Paulo Mourão reafirma a importância do debate que vão culminar na formação de um Conselho Cidadão para garantir que as propostas da Cenovo sejam colocadas em práticas como política pública de Estado. “Os deputados deverão garantir recursos já no orçamento de 2018 e com a formação do Conselho vamos poder acompanhar a execução”, pondera o parlamentar.

A Cenovo é presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT), tendo como vice, o deputado Valdemar Júnor (PMDB), e membros efetivos os deputados Alan Barbiero (PSB), Solange Duailibe (PR) e Osires Damaso (PSC).

Inscrição

Os participantes terão direito a certificado de 6 horas e já podem fazer suas inscrições através do site. Os participantes de Araguaína podem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/cenovo—uft—araguaina__156043 e os de Augustinópolis pelo link: https://www.sympla.com.br/cenovo—unitins—augustinopolis__156142 .

Entendendo a Cenovo

A Cenovo é uma comissão da Assembleia criada para debater os gargalos do desenvolvimento do Estado e pretende discutir soluções com a sociedade. Durante as sessões itinerantes, neste mês de junho, a Cenovo vai percorrer, além de Palmas, as cidades de Gurupi, no dia 22; Porto Nacional, dia 23; Araguaína, dia 29; e Augustinópolis, dia 30.

A dinâmica das sessões segue uma interação ampliada no primeiro momento e em seguida os presentes se dirigem à uma das cinco temáticas em discussão pela Cenovo: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e Bem Estar. Ao fim de cada debate regional é feito um relatório, sendo que um relatório final será emitido ao término de todas as discussões. Este irá conter um diagnóstico competitivo do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSolange critica falta de investimentos no Hospital e Maternidade Dona Regina
Próximo artigoJornalismo ou Publicidade: Inscrições para estágio nessas áreas encerram dia 28 de junho