O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) inicia nesta semana uma série de oficinas destinadas a treinar os técnicos extensionistas a operacionalizar o novo Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (SISPAA) na modalidade Compra Direta Local.

A primeira oficina acontece nesta terça e quarta-feira 24 e 25, em Tocantinópolis, região do Bico do Papagaio,  e nos dias 26 e 27 em Colinas do Tocantins, no Norte do Estado. Ao todo, serão realizadas sete oficinas contemplando todas as regionais do órgão.

De acordo com o coordenador estadual do PAA, Adenieux Rosa Santana, cerca de 30 técnicos, responsáveis pelos escritórios do Ruraltins, serão capacitados a realizar o processo de aquisição e doações dos alimentos adquiridos por meio do Compra Direta. “A partir de agora, todo o processamento acontece via SISPAA. Com isso houve uma desburocratização no processo de compra e cadastro dos produtores, como também deu mais celeridade ao pagamento do produtor, que já está sendo feito por meio do cartão de bancário”, disse o coordenador.

Ainda de acordo com o coordenador, nas regiões do Bico do Papagaio (extremo Norte) e no Norte do Estado mais de dois mil agricultores familiares comercializam seus produtos via Compra Direta. Nas duas regiões, o Ruraltins está presente em 30 municípios.

SISPAA

É o Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e consiste de uma plataforma da internet através da qual toda a gestão do Programa vai ser realizada. Por meio desta plataforma, é possível inserir os dados necessários para a operacionalização do Programa. Este sistema evitará o trânsito de papel entre os municípios e a União, possibilitando maior agilidade e transparência na execução do Programa e reduzindo a burocracia.

 Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do programa Fome Zero, do governo federal, e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, além de promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins é um dos estados com maior incidência de trabalho escravo
Próximo artigoGoverno determina realização de concurso público para Defesa Social e Segurança Penitenciária