Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » PRE recomenda que partidos não realizem propaganda durante convenções
    NORTE

    PRE recomenda que partidos não realizem propaganda durante convenções

    Por Norte do Tocantins3 de junho de 2014
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    MPF/TO
    MPF/TO
    MPF/TO

    O Ministério Público Eleitoral, por intermédio da Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins (PRE/TO), recomendou aos diretórios regionais dos partidos políticos no Tocantins que se abstenham de realizar, antes do dia 6 de julho e especialmente no período que medeia a escolha dos candidatos durante as convenções partidárias, propaganda eleitoral antecipada visando às próximas eleições gerais 2014. A recomendação enfatiza a realização de comícios, carreatas, passeatas e outros eventos públicos após as convenções, sob pena de caracterizar ilícito eleitoral sujeito às penas previstas no § 3º do art. 36 da Lei nº 9.504/97 e/ou arts. 19 e 22 da LC nº 64/90.

     A medida considera que a realização de comícios, carreatas e passeatas antes do dia 6 de julho do ano da eleição, cujo objetivo seja divulgar os nomes dos candidatos para as próximas eleições, constitui propaganda eleitoral antecipada, de acordo com o artigo 36 da Lei nº 7.504/1997. Antes desta data, a prática configura ato de propaganda eleitoral extemporânea, pois extrapola a propaganda intrapartidária prevista pela legislação a se realizar antes da convenção partidária.

     A realização de comícios, carreatas e passeatas durante o período das convenções partidárias destinadas à escolha dos candidatos tem sido prática costumeira nas eleições anteriores no Tocantins. Não será considerada propaganda o discurso realizado em encontro partidário em ambiente fechado, no qual os filiados podem manifestar apoio à candidatura de outro, sem posterior divulgação pública.

     A eventual inobservância da presente recomendação ensejará a adoção das medidas judiciais pertinentes por parte do Ministério Público Eleitoral, visando assegurar a regularidade do processo eleitoral.

    (Ascom/MPF)

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPosto de atendimento do Detran é inaugurado em Sítio Novo
    Próximo artigo Halum critica MP que obriga pagamento de IPVA para veículos agrícolas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.