O Ruraltins e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram neste sábado, 28, na Fazenda Santo Antônio, município de Arapoema, Norte do Estado, um Dia de Campo sobre o Projeto ABC – Agricultura de Baixo Carbono.

Com foco na bovinocultura de corte, o evento, que aconteceu das 8h às 12h, teve como objetivo incentivar a adoção de sistemas de produção sustentáveis que assegurem a redução de emissões de gases do efeito estufa, como também promoção do aumento de renda dos agricultores familiares.

De acordo a gerente do Plano ABC do Ruraltins, Milene Magalhães, o Dia de Campo contou com duas estações onde foram abordados os seguintes temas: Recuperação Pastagens, Pastejo Rotacionado, Silagem de cana e capim mombaça para alimentação animal. Segundo Magalhães, na propriedade foi implantada uma URT – Unidade de Referência Tecnológica, que serviu de modelo para transferência de tecnologia aos agricultores da região.

Ainda de acordo o com a gerente, no local onde aconteceu o evento foi feita a recuperação de pastagem, que é uma das metas do Plano ABC. “A degradação da pastagem acarreta diversos danos, tanto ao meio ambiente como para o rebanho e consequentemente para o produtor. Com o uso de tecnologias adequadas e sustentáveis é possível melhorar o rendimento da terra, a conservação do solo e da água, possibilitando ao produtor mais que triplicar a sua produção”, acrescentou.

O Dia de Campo reuniu técnicos e produtores da região de Arapoema e municípios vizinhos como Nova Olinda e Colinas do Tocantins.

URT’s

No Tocantins foram instaladas 20 URT’s. Os municípios contemplados são, Itaporã, Arapoema, Nova Olinda, Araguaína, Santa Fé do Araguaia, Araguatins, Bom Jesus do TO, Miracema, Brejinho de Nazaré, Praia do Forte, Angico, Almas, Dianópolis, Taguatinga, Campos Belos, Pium, Gurupi, Araguaçú e Pugmil.

Segundo o técnico de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Pedro Henrique de Alcântara, a ideia é que elas se tornem modelos de desenvolvimento técnico, econômico, social e ambiental, além de centro de multiplicação regional das tecnologias e ao mesmo tempo sirvam para capacitação prática dos técnicos.

ABC

O Programa Agricultura de Baixo Carbono foi criado em 2010 pelo Governo Federal e concede benefícios e créditos para os agricultores que querem adotar técnicas agrícolas sustentáveis.

O ABC tem como principais objetivos promover a redução de emissões de gases de efeito estufa, oriundas das atividades agropecuárias; reduzir o desmatamento; aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis; ampliar a área de florestas cultivadas; e estimular a recuperação de áreas degradadas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDois são presos por receptação de mercadorias furtadas
Próximo artigoMário Roberto busca apoio do Naturatins para desenvolver ações