Campeão
Campeão
Campeão

Para quem assistia à final do voleibol masculino dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets 2014) a diferença era perceptível. Pelo menos na estatura dos dois times. Com alunos/atletas bem mais altos, a equipe do Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi, bem que tentou, mas não conseguiu parar os pequenos do Colégio Estadual Leônidas G. Duarte, de Araguatins. Com o ouro no peito, depois de vencer a partida por 3 sets a 1, os alunos da categoria de 12 a 14 anos vão agora representar o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude, que este ano é realizado em Londrina – PR.

O jogo começou disputado com pontuação equilibrada para os dois lados, mas no decorrer da partida, a equipe que menos errou, venceu. Com parciais de 25 x 15, 25, 13, 22x 25 e 25 x 12, o time de Araguatins superou a diferença de estatura com uma recepção melhor e saques que minaram a defesa adversária. Para o treinador da equipe, o professor Otávio Santiago esta estratégia foi determinante para o resultado final da partida. “Este time vem treinando há um ano e nós trabalhamos firmes a defesa e o saque, como forma de superar a baixa estatura dos nossos alunos”, completou.

Entre os atletas, o clima era de celebração pelo título conquistado ao final de um ano de treinamentos. Capitão da equipe, o levantador Paulo Victor Marques, de 12 anos, destacou a importância do trabalho professor Otávio junto ao time. “A gente treinou muito durante um ano. Eu estava ansioso porque eles (a equipe adversária) eram mais experientes. Este foi o nosso primeiro Jets. Agora é preparar para a nacional”, disse do alto de seu 1,54 m de altura.

Não muito mais alto, Bruno Marques organizava o time enquanto esteve em quadra. Com poucos erros nas recepções e nos levantamentos, o pequeno atleta de 1,44 m de altura foi um dos destaques na vitória do time do LGD (sigla cantada pela torcia para o colégio de Araguatins). “No começo assustou um pouco, mas agora é só alegria. Nós treinamos muito a recepção e o saque, com o professor e deu certo”, comentou.

Medalhas prata

Entre o time derrotado, o clima era de decepção com o resultado do jogo. Os detalhes, mais uma vez, foram determinantes para que o resultado não fosse o esperado. Dentro de quadra, os alunos/atletas tentavam lidar com algumas falhas e o nervosismo da partida. Dois dos destaques do time, o levantador Igor Eduardo e o ponta passador João Pedro Carneiro tentavam animar o time, mesmo nos momentos difíceis. “A gente tem que tentar organizar a equipe para buscar a vitória sempre, mas o sentimento agora é de missão não cumprida”, disse Igor.

Já João Pedro analisou o jogo como perdido nos detalhes. “Hoje, ganhou quem errou menos. Infelizmente nós cometemos alguns erros e sabemos que detalhes decidem o jogo”, completou.

Jogos Estudantis da Juventude

Os atletas e equipes vencedoras nos Jets ganham o direito de compor as equipes tocantinenses nos Jogos Escolares da Juventude, competição estudantil nacional que será realizada, para a categoria de 12 a 14 anos, na cidade de Londrina – PR. A expectativa para a nacional já é sentida pelos competidores do Estado, conforme explicou o professor Otávio. “Agora é preparar os meninos e melhorar ainda mais a defesa, o saque e trabalhar o ataque para chegarmos ao nacional”, destacou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorI Convenção Nacional do PROS acontece 24 de junho
Próximo artigoAgentes penitenciários ameaçam entrar em greve se governo não cumprir acordo