Sede do Governo
Sede do Governo
Sede do Governo

O governo do Tocantins contratou 5.322 servidores em cargos de comissão entre os dias 21 de maio e 16 de junho.  No último dia 14 de maio 3.889 comissionados haviam sido demitidos. Na época, a Secretaria de Administração afirmou que o objetivo das demissões era o enxugamento da folha de pagamento e a readequação da máquina pública, que operava acima do limite regimental. Isso significa que, em maio, o estado tinha mais servidores não-concursados do que o permitido pela legislação. Mesmo assim, o governo de Sandoval Cardoso (SD) não só recontratou o mesmo número de servidores que haviam sido demitidos, como nomeou mais 1.372 pessoas além do número de exonerados.

A Defensoria Pública afirmou que vai pedir informações para investigar se o governo está descumprindo determinações judiciais. Em fevereiro, a justiça havia determinado que o governo exonerasse os contratos temporários e empossasse os aprovados no concurso do quadro geral em 90 dias.

As substituições deveriam ter acontecido de forma escalonada até 30 de abril, mas o Palácio Araguaia não cumpriu a medida. No dia 6 de maio o executivo foi intimado a cumprir a determinação judicial, mas a procuradoria só recebeu a intimação 20 dias depois e ainda pediu que o prazo fosse estendido por mais 10 dias.

(G1 Tocantins)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorKátia Abreu desmente Sandoval a respeito de recursos e acusa governo de fazer “uso eleitoreiro”
Próximo artigoBrasil joga mal, empata com o México e terá que lutar até o fim por vaga