Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Tocantins é o terceiro estado da região Norte com menor taxa de desemprego, diz pesquisa Nacional
    NORTE

    Tocantins é o terceiro estado da região Norte com menor taxa de desemprego, diz pesquisa Nacional

    By Norte do Tocantins23 de maio de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Foto: Governo do TO

    De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada na quinta-feira, 18, o Estado do Tocantins, no primeiro trimestre de 2023, apresentou uma população ocupada de 751 mil trabalhadores. Esse número é 7,29% maior que o apresentado no mesmo período do ano anterior registrado em 700 mil trabalhadores. Isso equivale a dizer que de um ano para o outro o Tocantins passou a ter 51 mil pessoas a mais trabalhando.

    A População Desocupada, apontada na última Pnad, foi de 56 mil trabalhadores, o que indica a redução de 21,13% na taxa de desemprego, quando comparada ao último trimestre de 2022. O que também coloca o Tocantins entre os três que tiveram menor taxa de desemprego entre os estados da região Norte.

    O gestor da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, aponta as crescentes iniciativas do Governo do Estado para promover crescimento econômico como causa dos bons resultados na geração de emprego e completa. “Além dos investimentos, o Governo tem apostado na educação e na capacitação profissional do povo tocantinense. Somente este ano, a Setas já capacitou mais de 4 mil pessoas e, no início deste mês, lançamos o programa Jovem Trabalhador que dará oportunidade de primeiro emprego a 3 mil jovens dos 139 municípios do Estado”, explica o gestor.

    Vale lembrar que, para o IBGE, a população ocupada refere-se aos que possuem algum ofício em um período de referência, sendo esse ofício remunerado, não remunerado, por conta própria ou como um empregador; e a população desocupada é o grupo de pessoas que não possuem emprego e que estão aptas a trabalhar, tendo realizado algum mínimo esforço para tal.

     População Ocupada no Tocantins

    No primeiro trimestre de 2023, a população ocupada no Tocantins é de 751 mil trabalhadores. Os trabalhadores por conta própria representam 21% (160 mil trabalhadores). Empregados no setor público (estadual, municipal e federal), inclusive militar, constituem 22% (167 mil). Trabalhadores no setor privado com carteira correspondem a 23% (175 mil trabalhadores) e sem carteira assinada totalizam 20% (152 mil trabalhadores). Trabalhador doméstico representa 8% (56 mil trabalhadores); empregador representa 4% (30 mil trabalhadores); e trabalhador familiar constituem 2% (11 mil).

    Ranking nacional por taxa de desemprego

    De acordo com o IBGE – Pnad Contínua – 1° Trimestre/2023, o Tocantins obteve a terceira menor taxa de desocupação (desemprego) alcançando 6,9% quando comparado aos demais estados da Região Norte.

    Já no ranking nacional por Estado, o Tocantins obteve a 10ª menor taxa de desocupação (desemprego) do país, sendo Rondônia o estado com a menor taxa seguido por Santa Catarina.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticlePolícia Federal no Tocantins investiga crimes contra as instituições democráticas
    Next Article Leilão em fazenda de Henrique e Juliano bate recorde e fatura R$ 56 milhões
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Wanderlei apresenta Dorinha como sua sucessora e convoca povo do Tocantins para nova caminhada

    16 de julho de 2026

    Multidão de mais de 12 mil pessoas marca lançamento da aliança liderada por Wanderlei, Dorinha e Wagner

    16 de julho de 2026

    Araguaína se prepara para grande ato de pré-campanha de Dorinha com a presença de Wanderlei Barbosa

    13 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.