O Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) inicia nesta terça-feira, 10,  a programação da Semana da Enfermagem, com objetivo de valorizar a classe profissional da unidade e homenagear os profissionais que fizeram história na região do Bico do Papagaio. O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO)/Direção do hospital, com apoio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Conselho Regional de Enfermagem  (Coren/TO).

Na programação estão previstas entregas de certificados para os profissionais de destaque e palestras sobre políticas ampliadas com foco na valorização e reconhecimento da enfermagem; aplicabilidade do Código de Ética dos profissionais da enfermagem e assédio moral no ambiente de trabalho da enfermagem.

Para a enfermeira, atuante no HRAUG desde 2017, Márcia Dalvino, “o evento é maravilhoso. Nós da enfermagem precisávamos de ações como esta, motivadora neste tempo de trabalho exaustivo que foi a pandemia. Nós agradecemos!”, disse.

“A Enfermagem sofreu tremendamente ao longo de toda a pandemia. Eles são profissionais essenciais para o trabalho das unidades de saúde, dedicados, atenciosos, qualquer ato que fizermos para eles é pequeno, pelo tanto que se dedicaram ao dia a dia do cuidado com nossos pacientes. Não há Saúde sem os trabalhadores”, disse a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchôa.

Data

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o “Dia da Enfermagem” e o “Dia do Enfermeiro”, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorReajustes do diesel este ano podem elevar as tarifas de ônibus em 15,4%
Próximo artigoCom dois casos no final de semana, sobe para 23 as vítimas de afogamento no Tocantins no ano de 2022