O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado da Segurança Pública, realizou na quarta-feira, 11, o resgate aeromédico de uma criança de três anos da cidade de Novo Acordo para a capital, Palmas.

O procedimento foi necessário devido à urgência do caso, uma vez que a criança apresentava um quadro clínico agravado devido ao fato de ter engasgado com alimentos e corria risco iminente. Desse modo, não haveria tempo hábil para que o trajeto de mais de 100 km pudesse ser feito por via terrestre em ambulância.

O Ciopaer foi acionado pela equipe médica do Hospital Geral de Palmas (HGP), que solicitou apoio aeromédico urgente para salvar a vida da criança. Vale ressaltar que o fato ocorreu na cidade de Novo Acordo, a 114 km de Palmas, ou seja, 1 hora e 50 minutos distante da capital, Palmas.

Operação

Diante da informação da urgência do atendimento, a equipe da Unidade Aérea se deslocou imediatamente até o município do interior do Estado, acompanhada do apoio necessário provido pelo HGP. No local, a equipe multimissão a bordo do Tocantins 01 efetuou a remoção da criança e de sua mãe, daquela localidade ao Hospital Geral de Palmas, em apenas 20 minutos.

Com a agilidade do procedimento, um tempo significativo foi ganho na corrida pela manutenção da vida. Ao chegar a Palmas, a tripulação precisou realizar um pouso em uma área bastante restrita, para favorecer o atendimento da equipe de médicos e enfermeiros do HGP, que já aguardavam a fim de prestar o atendimento especializado à criança.

Após finalizar mais um voo pela vida com dedicação e seriedade, a equipe do helicóptero do Ciopaer retornou para o aeroporto Lysias Rodrigues com a certeza de um trabalho prestado com excelência e respeito.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEquipes da BRK realizam atendimentos e mutirão de limpeza nas margens do ribeirão Taquaruçu em Palmas
Próximo artigoPRF apreende cerca de 40 metros cúbicos de madeira ilegal no Norte do Tocantins