Foto: Divulgação

A partir do mês de maio, os usuários do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), podem contar com o serviço de endoscopia, por meio da realização dos exames de endoscopia digestiva alta e baixa. Os procedimentos eram realizados através de contratação de empresa terceirizada para prestação de serviços continuados, sendo necessário fazer o deslocamento do paciente até a empresa contratada, tornando o procedimento mais oneroso e menos seguro para o paciente.

Os aparelhos adquiridos foram um Endoscópio Flexível, com o investimento no valor de 99,3 mil, via Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf)/Fundo Nacional da Saúde (FNS) e um Broncoscópio, adquirido por R$ 259,6 mil, recurso do Rehuf, gerido pela Ebserh/MEC.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários do Facebook