Foto: Divulgação

A partir do mês de maio, os usuários do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), podem contar com o serviço de endoscopia, por meio da realização dos exames de endoscopia digestiva alta e baixa. Os procedimentos eram realizados através de contratação de empresa terceirizada para prestação de serviços continuados, sendo necessário fazer o deslocamento do paciente até a empresa contratada, tornando o procedimento mais oneroso e menos seguro para o paciente.

Os aparelhos adquiridos foram um Endoscópio Flexível, com o investimento no valor de 99,3 mil, via Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf)/Fundo Nacional da Saúde (FNS) e um Broncoscópio, adquirido por R$ 259,6 mil, recurso do Rehuf, gerido pela Ebserh/MEC.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEstado oferece atendimento psicólogo para servidores
Próximo artigoMinistro da Infraestrutura confirma federalização das rodovias TO-050 e TO-020 no Tocantins