A comunidade aprovou por unanimidade a implantação / Foto: Tharson Lopes

O Governo do Tocantins realizou nesta quarta-feira, 26, consulta pública para implantação da metodologia militar no Colégio Estadual Duque de Caxias, no distrito de Taquaruçu. Na solenidade, que contou com a presença do vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a comunidade aprovou por unanimidade a implantação.

Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

A consulta pública foi realizada após apresentação da proposta para os profissionais da unidade de ensino e para a comunidade. O vice-governador destacou a mobilização dos moradores de Taquaruçu. “É um desejo da sociedade que se manifestou por meio de uma abaixo-assinado com mais de mil assinaturas, pedindo a implantação da metodologia militar no Colégio Estadual Duque de Caxias. Não tenho dúvida que o trabalho conjunto que será desenvolvido aqui, trará resultados altamente positivos”, explicou.

Ainda de acordo com Wanderlei Barbosa, o projeto traz para Taquaruçu dois elementos essenciais para o desenvolvimento humano. “Nós teremos aqui polícias reforçando as atividades educacionais e a segurança desse distrito, que é ponto turístico e que recebe pessoas de várias partes do Tocantins e do Brasil”, pontuou.

Conforme explicou a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, o trabalho na rede estadual de ensino é realizado de forma articulada. “A Polícia Militar é uma das grandes parceiras da Educação, não só com a implantação dos Colégios Militares, mas com o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência]. E o que temos vivenciado é um trabalho articulado entre a Educação e a PM. Estou muito feliz em estar aqui, especialmente pelo acolhimento da comunidade”, destacou.

Adriana Aguiar também enfatizou o papel dos discentes no desenvolvimento das atividades dos colégios militares. “Os professores continuam sendo os regentes das salas de aulas. São esses profissionais que têm a formação para essa função, os militares serão parceiros na manutenção da ordem dentro do espaço escolar”, reforçou.

O comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Tocantins, Júlio Manoel da Silva Neto, indicou que o papel da PM é somar no processo de administração da unidade de ensino. “A Educação tem um corpo de profissionais muito capacitado e nós estamos aqui para somar com o trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade de ensino. Queremos despertar ainda mais a participação dos pais no dia-a-dia da escola”, ressaltou.

A pedagoga Soranne Alves de Moura Borges, tem uma sobrinha matriculada na unidade de ensino e comemorou a mudança. “A partir de agora passamos a ter mais confiança em deixar os nossos jovens na unidade de ensino. Sabemos que aumenta a segurança e eu acredito que também melhora muito a disciplina dos alunos. É uma grande conquista para nós”, comemorou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Mauro Carlesse recebe presidente da Uvet na Sala Municipalista do Palácio Araguaia
Próximo artigoServidores públicos flagrados em festas podem ficar sem emprego