Cirurgia de cardiopatia congênita

Notícia boa para saúde. O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou com sucesso, a segunda cirurgia de cardiopatia congênita em uma bebê de 11 meses, na sexta-feira, 30. A partir de agora a unidade passa a ofertar este tipo de procedimento em pacientes com cardiopatias congênitas na Hemodinâmica na unidade. A cirurgia foi conduzida pelos médicos especialistas de São Paulo, em conjunto com a equipe multiprofissional qualificada do HGP, e a previsão é que se realizem mais cirurgias em quatro crianças, neste fim de semana.

O cirurgião cardiologista, especialista em intervenções em hemodinâmica e cardiopatia congênita, Paulo Correa Calamita,  explica que o procedimento dura em média duas a três horas,  “A incidência da cardiopatia congênita é de um paciente a cada 100 nascidos vivos. Em dois terços desta patologia, precisam fazer uma correção, realizar o cateterismo, isso é bom, porque a internação é curta, alta médica em 24 horas, após o procedimento. Por meio da tecnologia, realizamos uma pulsão nos vasos da perna ou do pescoço, tornando-a menos invasiva. Os pacientes certamente  terão mais qualidade de vida,  ganharão peso (ajudará no desenvolvimento)”, afirmou.

“Ela  sentia cansaço, dificuldade de ganhar peso,  desde que nasceu teve acompanhamento médico e tomava medicação, mas foi necessário  a cirurgia. Eu achei muito bom poder realizar o procedimento no HGP, sem precisar sair do Estado. Conversei com o médico e fiquei  mais tranquila, senti segurança”, declarou a  tia da criança, Ângela Bezerra, que veio de Colinas.

“É uma satisfação para o HGP poder ofertar um serviço que vem auxiliar no tratamento das crianças diagnosticadas com cardiopatias congênitas. Fizemos todos os esforços para beneficiar estes pequenos pacientes”, destacou o diretor administrativo do HGP,  João Carlos Dias Medeiros.

HGP
Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins tem 768 novos casos de coronavírus e registra novos óbitos causados pela doença
Próximo artigoNo dia do trabalhador, Tocantins lidera o ranking de geração de novos empregos entre os estados da região Norte