Vacinação Foto- Raiza Milhomem
Enquanto milhares de municípios brasileiros buscam uma solução para a retomada segura das atividades presenciais nas escolas, a Justiça Federal determinou que o Ministério da Saúde inicie a vacinação dos trabalhadores da Educação e envie, imediatamente, 40 mil doses de imunizantes para atender a categoria em Manaus. A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (12) pela juíza federal titular da 1ª Vara no Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe.

Na decisão, a magistrada afirma que a imunização deste grupo poderá antecipar o retorno às aulas presenciais e, com isso, milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social poderão ser beneficiadas.

O prefeito de Manaus, David Almeida, comemorou a decisão e ressaltou que havia determinado às secretarias municipais de Educação e de Saúde um trabalho em conjunto para antecipar a vacinação dos trabalhadores da Educação.

“No dia 14 de abril, revelei a todos que a prefeitura solicitou, por meio da Procuradoria Geral do Município, uma autorização junto à Justiça Federal para iniciar a imunização de professores da rede municipal de ensino. Hoje temos essa decisão favorável e não vamos medir esforços quando essas vacinas chegarem para fazer um grande vacinaço”, disse o prefeito.

O gestor da Secretaria Municipal de Educação, Pauderney Avelino, ressaltou o trabalho do prefeito e das secretarias de Educação e Saúde para antecipar a vacinação dos professores. “Estivemos em Brasília no início deste mês e conversamos com o ministro da Saúde e sua equipe. Também ingressamos na Justiça com esse pedido. Pensamos em um retorno seguro com aulas híbridas, com todos os nossos professores vacinados. Essa é uma de nossas prioridades: garantir a segurança no retorno às aulas”, afirmou.

Mais de 5 mil profissionais da Educação já foram imunizados em Manaus. Aproximadamente 2,5 mil pelo estudo “CovacManaus” e 2.521 pelo cronograma de vacinação da prefeitura, atendendo aos critérios de idade ou comorbidade.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorAplicação da segunda dose da Pfizer segue normal para gestantes
Próximo artigoCrimes de racismo devem ser denunciados para a igualdade racial acontecer