O enfrentamento da pandemia e ações de preservação ambiental desenvolvidas no Tocantins pautaram a reunião nesta segunda-feira, 17, entre o governador do Estado, Mauro Carlesse, e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. A reunião aconteceu na sede da embaixada americana em Brasília (DF), e contou com a participação dos secretários da Saúde, Edgar Tolini, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida.

O governador Mauro Carlesse destacou que apesar da pandemia, o Estado tem buscado parcerias e investidores com foco no desenvolvimento sustentável e na geração de emprego e renda para a população. “O Tocantins é um estado novo, só tem 32 anos, mas é um estado que apesar da pandemia, vem crescendo. Todos os dias recebo empresários de várias partes do Brasil e do mundo. Temos várias oportunidades de negócios e excelentes incentivos fiscais, mas, sobretudo, o empresário que vai investir no Tocantins, já vai ciente de que queremos ampliar a nossa área produtiva, alavancar a economia, ao mesmo tempo preservando as nossas riquezas naturais”, ressaltou.

O embaixador americano Todd Chapman quis saber mais sobre os parques estaduais e ações que o Estado tem adotado para preservar o meio ambiente. “Esse é um esforço para entender melhor o que estamos fazendo em nível estadual, quais são as empresas americanas que estão cooperando, e para saber sobre várias áreas como pesca esportiva, agronegócio, meio ambiente. Quero conhecer mais sobre os parques estaduais. Nós temos planos para o Brasil no mercado do crédito de carbono que vai ser muito importante para atrair recursos necessários para proteger mais as florestas. Estamos interessados em saber mais sobre isso e o que está passando no Estado, o que tem feito para coibir o desmatamento ilegal e outras ações de preservação”, explicou.

O governador Carlesse frisou que a parceria americana é bem-vinda. “O Tocantins precisa da parceria americana para alavancar vários setores. O nosso agronegócio é forte e a área de mineração também. Produzimos soja, milho, algodão e a pecuária tem grande produção também. Mas nós temos rios, belezas naturais que precisam continuar sendo preservadas. É importante para nós fazer a economia caminhar de uma forma sustentável e que traga resultado para o nosso povo. Não adianta ter a região mais linda do mundo se não tem estrutura para trazer o turista e dar condições para a comunidade se manter”, reiterou o Chefe do Executivo Estadual.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, apresentou o programa Tocantins 20-40 Estratégia para um Tocantins Competitivo e Sustentável, baseado em quatro eixos (infraestrutura, meio ambiente, econômico e social), cujas ações já estão em andamento e previstas no Plano Plurianual (PPA). “A meta é em 20 anos praticamente zerar nossas emissões de carbono, trabalhando esses quatro eixos de forma que haja essa sustentabilidade tanto financeira quanto social e econômica”, informou.

As ações que visam a regularização fundiária, o combate às queimadas com o apoio das prefeituras, os projetos de preservação da fauna, da flora e das bacias tocantinenses também entraram em pauta.

Saúde

Na área da saúde, o secretário Edgar Tolini destacou que os Estados Unidos são um grande produtor de imunizantes e falou das ações desenvolvidas para prevenção e combate à pandemia no Tocantins. “Somos o único estado da região Norte que nunca entrou em colapso, temos aplicado bem os recursos federais, investimos na abertura de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O número de casos de infecção e de mortes têm diminuído, e estamos buscando avançar na vacinação. Queremos fazer uma frente multitarefa e com outros estados também para que a gente possa ampliar essa oferta de vacinas tão importante nesse cenário de pandemia”, reforçou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSisepe quer inclusão de todos servidores públicos estaduais nos grupos prioritários do Plano
Próximo artigoPastor Amarildo é transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em SP, para tratar de Covid-19