Dona de casa e pedagoga Raimunda Alves Soares acompanhou toda a construção da escola e para ela a entrega das obras é a realização de um sonho / Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
A Escola de Tempo Integral (ETI) Jardenir Jorge Frederico entregue nesta quarta-feira, 19, em Araguaína, de acordo com a população do setor onde a unidade de ensino foi construída, marca um novo tempo para a comunidade local. Além da capacidade de atendimento de 1,5 mil estudantes, a ETI conta com uma estrutura que possibilita a oferta de atividades diversificadas que fomentam o processo de aprendizagem.

Como quem narra uma epopeia, a dona de casa e pedagoga Raimunda Alves Soares descreve suas memórias do processo de construção da escola. “Quando eu cheguei aqui [há 11 anos] era só mato, local onde as pessoas jogavam lixo. Foi uma evolução muito grande, de uma área vazia para uma construção como essa. Nós tivemos muita sorte de uma escola ser construída em frente a nossa casa. Além disso, junto com uma escola sempre chegam outras melhorias”, contou.

A obra da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico teve início em setembro de 2013 e, ao longo dos anos, passou por duas paralizações. Compromisso do governador Mauro Carlesse e da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, a obra foi retomada em 2019 e agora foi entregue para a população. “É um momento histórico para nós”, comemorou Raimunda Alves Soares.

A sabedoria de avós traduzida nas palavras de seu Osimar Gomes Magalhães e da dona Maria Célia de Carvalho Magalhães, ambos aposentados. Eles chegaram no Setor Maracanã há dois anos e esperam ansiosos pelo início das atividades da escola, onde sonham em ver os jovens da sua comunidade estudando. “Muitos jovens têm que ir para longe e, agora, aqui pertinho, melhora muito. É a realização de um sonho”, pontuou Osimar Gomes.

Maria Célia aproveitou para descrever a escola e para falar da sua felicidade em morar próximo à unidade de ensino. “É o novo cartão postal de Araguaína, uma escola muito bonita, grande. Estamos felizes em morar aqui. É um conforto para os pais e alunos do Setor Maracanã e dos demais setores aqui de perto. Temos uma escola que concentra uma estrutura em que podem ser ofertadas várias atividades e que vai ajudar a tirar os jovens da rua”, observou.

A escola conta com espaços que possibilitam atividades educativas, esportivas e culturais. Dentre esses espaços estão as 25 salas de aula; sala de música; laboratórios; duas quadras poliesportivas, com arquibancadas e palco; campo society com alambrado e arquibancada; pista de corrida em saibro; e pista de salto com arquibancada. Também tem sala de artes marciais, sala de dança, sala de coral, auditório com camarins, além de uma piscina com raias semiolímpicas e com arquibancada.

Da casa de Valdeir Dias Pereira para um dos portões da ETI Jardenir Jorge Frederico só é preciso atravessar a rua. Para ele, que tem uma filha em idade escolar, a obra, entregue nesta quarta-feira, 19, é um marco importante da gestão Mauro Carlesse. “É o melhor investimento que um governo pode fazer é o investimento na educação, parabéns para o governo, por esse benefício. É uma coisa muito boa para nós. O sentimento que eu tenho é um sentimento bom, pois o governo está lembrando da gente”, pontuou.

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, ressaltou, durante a entrega da obra, que é uma preocupação da gestão Mauro Carlesse garantir que a população tenha acesso a bens e serviços de qualidade. “Temos trabalhado intensamente para que as obras da Seduc possam ser concluídas e entregues aos tocantinenses. No início da nossa gestão, tínhamos seis escolas no padrão dessa que entregamos hoje, que estavam com algum problema, mas que agora já estão com as obras em andamento ou prestes a serem retomadas”, explicou.

A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Mauro Carlesse; do Vice Wanderlei Barbosa, do ministro da Educação, Milton Ribeiro; do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte; deputados federais e estaduais; diretores regionais; gestores educacionais; professores, entre outras autoridades.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSTF garante retroativo de data-base à servidora sindicalizada ao Sisepe
Próximo artigoEm solenidade emocionante, ETI Jardenir Jorge Frederico é inaugurada no setor Maracanã