No próximo sexta-feira, 29, começa mais uma etapa de agendamento do cadastro para castração gratuita de cães e gatos na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), através do site http://caievs.palmas.to.gov.br/.

O gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante Rodrigues, explica que o procedimento de castração é fundamental para o controle da população de cães e gatos. “Os serviços da UVCZ passaram por adequações devido a pandemia para realizar as castrações, com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários nessa época. Com essas mudanças, disponibilizamos o agendamento de maio e junho para a população através do site Caievs”, ressaltou.

Para a realização das cirurgias, o dono do animal deverá ter idade mínima de 18 anos, fazer o cadastro pessoal, e em seguida, o cadastro de seus animais para posteriormente acompanhar o calendário de agendamento. Após  agendar, as instruções quanto ao procedimento cirúrgico serão encaminhadas para o e-mail cadastrado. É permitido agendar até dois machos e duas fêmeas por ano, sendo possível agendar um animal de cada sexo por período de agendamento por CPF.

A castração é indicada para cães e gatos, a partir dos 6 meses de vida, que estejam em boas condições de saúde, não estando obeso, caquético (debilitado) ou anêmico. As fêmeas não devem estar no cio, prenhe ou amamentando na data da cirurgia para evitar maiores riscos. Cães serão submetidos ao exame de triagem para Leishmaniose Visceral Canina, sendo pré-requisito para o procedimento cirúrgico.

Vantagens

A castração garante várias vantagens para os animais domésticos, dentre elas para as fêmeas é a redução da chance de desenvolvimento de câncer de mama e deixam de apresentar a fase do cio ficando mais dóceis. Para os machos minimiza a demarcação de território, fugas e diminui a incidência de tumor de próstata. O tempo da cirurgia em machos é de aproximadamente 20 minutos e nas fêmeas de 40 minutos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJovem de Xambioá é morto a tiros pelo namorado, em Luzimangues
Próximo artigoServidor da Secom testa positivo para Covid-19 e órgão suspende atividades no prédio; Veja nota