Devido à pandemia da Covid-19, palestras da Agrotins neste ano ocorrerão de forma on-line

Às vésperas do início da Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2020 100% Digital, produtores de várias cadeias produtivas do agronegócio tocantinense estão ansiosos quanto ao conteúdo das palestras que, nesta edição, serão todas on-line.

A Agrotins 2020 100% Digital inicia nesta quarta-feira, 27, e segue até a próxima sexta, 29, com programação ao vivo sempre das 8 às 18 horas, exclusivamente pela plataforma www.agrotins.to.gov.br, em tempo real, mas todo o conteúdo ficará disponível por mais 30 dias após o término da Feira.

“Como não será possível nos encontrarmos pessoalmente, procuramos ao máximo disponibilizar na plataforma digital todo o conteúdo que seria apresentado aos participantes se a Feira pudesse ocorrer de forma presencial. Tenho certeza que será um sucesso de audiência, pois o conteúdo é riquíssimo, diz muito sobre o potencial agropecuário do Tocantins e seremos vitrine para todo o país”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum.

A programação começa às 8 horas, do dia 27, com a palestra magna “A sustentabilidade do agronegócio brasileiro: desafios e oportunidades”, que será ministrada pela diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mariane Crespolini.

Em seguida, ocorre a abertura oficial com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente da Embrapa, Celso Moretti; do governador do Tocantins, Mauro Carlesse; e do secretário de Agricultura, César Halum.

Os problemas sanitários inerentes à produção de tilápias e os resultados técnico-econômicos da produção dessa espécie em tanques-rede no Lago de Palmas, são os temas das palestras seguintes.

Ainda na quarta, 27, às 14 horas, acontece o I Simpósio Estadual sobre Agroindustrialização de Frutos do Cerrado – Importância e Conservação do Cerrado Brasileiro, com a participação do secretário César Halum e do Professor Doutor da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Kuhlmann.

E na quinta-feira, 28, além do lançamento da campanha “Mulheres Rurais”, o público poderá conferir as novidades sobre a produção de arroz irrigado de forma sustentável, perspectivas da ovinocaprinocultura, produção integrada de abacaxi, beneficiamento e armazenamento de sementes do cerrado, restauração do cerrado, e ainda o lançamento da plataforma digital Geo Matopiba, desenvolvida pela Embrapa, e que contará com a participação dos secretários estaduais de Agricultura da região do Matopiba (fronteira agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Na sexta, 29, tem live com receitas à base de frutos do cerrado; palestra sobre farmácia viva; produção de frutos como abacaxi e maracujá; produção de leite; agricultura e pecuária de baixo carbono; pesca esportiva; e uma videoconferência sobre “Desafios do Associativismo e Cooperativismo para Agricultura Familiar”, com o secretário de Agricultura Familiar do Mapa, Fernando Henrique Schwanke; entre outros. A programação completa já pode ser conferida na plataforma www.agrotins.to.gov.br.

Comentários do Facebook