Hospital Regional de Gurupi
Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve, perante o Tribunal de Justiça, liminar que obriga o Estado do Tocantins a providenciar serviço contínuo de segurança no Hospital Regional de Gurupi e a implementar um plano de segurança para a unidade hospitalar.

Segundo a liminar, a segurança contínua deve ocorrer nos tipos armado e desarmado e deve ser implementada por meio da alteração no processo licitatório realizado em 2017 pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que teve por objetivo a contratação de empresa para a prestação desse serviço na rede hospitalar estadual.

Sobre o plano de segurança, a liminar especifica que ele deve contemplar o controle no acesso e permanência de pessoas; definição de áreas com acesso restrito; sistema de videomonitoramento; instalação de obstáculos físicos, dispositivos eletrônicos e travas elétricas nas portas de acesso; e, ainda, que defina o quantitativo necessário de vigilantes, sua distribuição, protocolos e processos de trabalho, inclusive quanto ao emprego, ou não, de armas de fogo ou não letais.

Em caso de descumprimento da decisão judicial, o Estado fica sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 1.000,00, limitada a até R$ 60.000,00.

A liminar foi requerida pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes sob o argumento de que os servidores, pacientes e seus acompanhantes se submetem perigo no interior do Hospital Regional de Gurupi, o qual, constantemente, sofre invasão ou tentativa de invasão por pessoas armadas. Ele também alega ser indispensável uma providência urgente, não sendo possível aguardar que uma sentença, ao final do processo, venha a determinar ao Estado a adoção das medidas necessárias.

O pedido de liminar chegou a ser apreciado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Gurupi, mas foi negado, o que levou o promotor de Justiça a apresentar recurso à 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, agora atendido. A decisão foi proferida pelo desembargador Marco Villas Boas. (Flávio Herculano)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNo twitter, Prefeita de Palmas reage ataques chamando Ataídes Oliveira de ‘cabra’
Próximo artigoMP investiga supostos crimes ambientais cometidos por funcionários do Naturatins em áreas de reserva legal