O governador Mauro Carlese prestigiou nesta sexta-feira, 31, a solenidade de formação e certificação dos 1.111 alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Gurupi, região sul do Estado.  O evento foi realizado no Centro de eventos Palacius Real. O Proerd é um programa desenvolvido pela Polícia Militar junto às escolas das redes estadual, municipais e particulares para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz.

Este semestre 12.897 crianças e adolescentes foram atendidos pelo programa. De acordo com a coordenadora estadual do Proerd, coronel Alaídes Machado, com a certificação deste semestre o programa alcança a marca de 431.307 atendimentos em todo o Estado nos 17 anos de implantação no Tocantins.

“Um importante programa executado pela Polícia Militar do Tocantins que ajuda bastante os nossos jovens. As atividades realizadas por esse programa junto a essas crianças vão refletir por toda a vida”, disse lembrando que essas crianças representam o futuro e, por meio do Proerd eles têm acesso a noções básicas de cidadania e, ainda, de como se manter longe das drogas e da violência. “É isso que queremos, as crianças estudando e pensando em um futuro melhor”.

Durante o programa, os policiais militares, instrutores repassam ensinamentos e preparam os alunos para saberem lidar com a tentação das drogas e à violência. “Além dos estudantes, o programa também atende pais e a comunidade com orientações e cursos de formação importantes para manter a harmonia familiar e, automaticamente, fortalecer o processo de formação para a vida”, explicou a coronel Alaídes Machado.

O prefeito Laurez Moreira agradeceu a contribuição que a Polícia Militar tem dado aos jovens, por meio do Proerd.”É uma importante contribuição que esse programa dá para as nossas famílias e às nossas crianças diante dessa ameaça constante da violência”, elogiou.

 Solenidades

Ao todo, serão realizadas 27 solenidades de encerramento do semestre letivo do programa no Estado, compreendendo 15 regionais. As formaturas tiveram início no dia 28 de maio e seguem até o dia 28 de junho, nos municípios de Santa Tereza, Palmas, Gurupi, Paraíso, Buritirana, Miracema, Augustinópolis, Porto Nacional, Tocantínia, Araguaína, Ananás, Miranorte, Palmeiras do TO, Guaraí, Nova Olinda, Aguiarnópolis, Aparecida do Rio Negro, Colinas e Tocantinópolis.

Proerd

É um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar na rede de ensino público e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. Desenvolve quatro currículos, sendo eles para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano e 7º Ano, e o currículo para pais. O Currículo Base é o do 5º Ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas.

O programa é aplicado por meio do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência as pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência.

Também prestigiou o evento, o vice-governador Vanderlei Barbosa; os deputados, federal e estadual, Carlos Henrique Gaguim e Olintho Neto, respectivamente; prefeitos da região; secretários de estado e outras autoridades.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.