Com o tema Agronegócio de Atitude Sustentável, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, abriu oficialmente na manhã desta terça-feira, 7, a 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), realizada anualmente do Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento se estende até o sábado,  11, com previsão de público de 150 mil pessoas e uma estimativa de negócios na ordem de R$ 2 bilhões.

O governador Carlesse  disse que uma feira dessa magnitude é importante para qualquer estado que tenha na agricultura e na pecuária as principais atividades econômicas. Ele explicou que, na Agrotins, os participantes podem ter acesso a equipamentos de última geração para os pequenos e os grandes produtores implantarem às suas atividades. O governador destacou ainda que o evento constitui também um momento de confraternização com o setor e que, para isso, instalou o seu gabinete no local. “O meu gabinete está instalado aqui para podermos ficar próximos aos produtores, ouvir as suas demandas e receber os empresários de outros estados que estão nos visitando”, afirmou.

Os números da movimentação de negócios se baseiam na procura de estandes por parte de expositores, o que segundo o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Aquicultura (Seagro), César Halum, fez com que o Governo do Estado ampliasse em 30% o número de espaços para atender a demanda. “Ampliamos os espaços em 30%, isso é uma demonstração de que o evento extrapolou os limites do Tocantins”, pontuou o secretário, lembrando que a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), anunciada recentemente pelo governador Mauro Calesse para caminhões já assegurou a venda de 250 caminhões na feira, o que segundo ele deve influenciar também as vendas de tratores.

O presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, também destacou a grandeza da Agrotins deste ano e o empenho da atual gestão para o crescimento do evento. “Hoje, é o maior da região Norte e isso se deve ao empenho e ao compromisso do governador Carlesse. Aqui, é o lugar onde todos podem adquirir conhecimento e tecnologia para as melhores práticas de produção”, disse.

 Febre Aftosa

Ainda na manhã desta terça-feira, o governador abriu oficialmente a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Tocantins. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec),  devem ser imunizados 8,6 milhões de animais, distribuídos em mais de 57 mil propriedades.

Educação Sanitária

Além da Campanha de Vacinação, a Adapec está realizando durante a feira uma programação voltada para o serviço de educação sanitária animal e vegetal junto ao público.

“A Agrotins é a maior vitrine do agronegócio tocantinense. E, a Adapec,  como órgão de defesa sanitária animal e vegetal, aproveita esta oportunidade para fazer um serviço de educação sanitária com aos produtores rurais e a população em geral”, explicou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A Feira

A Agrotins este ano tem como tema Agronegócio de Atitude Sustentável, voltado para a divulgação de novas tecnologias e conhecimento, além de apoio aos agropecuaristas na obtenção de melhores resultados em suas atividades. O evento já é citado como o maior do gênero da região Norte do País e tem como finalidade incentivar os negócios e a divulgação de produtos de empresas ligadas às atividades agropecuárias e para o público em geral.

Programação          

A 19ª edição da Agrotins conta com o maior número de eventos técnicos de todas as edições, com cerca de mil atividades entre seminários, encontros, workshops, palestras, cursos, minicursos, oficinas, dias técnicos e de campo. Destaque para o Encontro Regional dos Criadores de Cavalo Manga Larga, que contará com a participação de estados das diferentes regiões do País, com provas equestres e julgamentos, da Associação Nacional de Criadores de Nelore do Brasil, com exposição de animais de alta linhagem.  Também o Tilápiatins, que apresentará a cadeia produtiva da tilápia. Além disso, estão previstos os eventos Rota do Cordeiro e o Programa Progenética, bem como, o evento 30 anos de Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Presenças

A solenidade de abertura da Agrotins 2019 foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Elvécio Maia; pelo procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida; pelo vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa; pelo presidente do Tribunal de Contas, Severino Costa Andrade; pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; por prefeitos de todo o Estado, deputados e outras autoridades, além de representantes do agronegócio do Tocantins e outros estados.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAcumulado pela 13ª vez consecutiva, Mega-Sena sorteia nesta quarta o 3º maior prêmio da história
Próximo artigoJustiça bloqueia mais de R$ 161 milhões de ex-governadores do TO e empreiteiras