Com a proposta de garantir mais agilidade e rapidez no processo de emissão de carteiras de identidade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP, por meio do Instituto de Identificação, desenvolveu a Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação – PAPI. O mecanismo vai promover o agendamento da produção do RG pela internet, num sistema semelhante ao realizado pela Polícia Federal na emissão do Passaporte.

Desenvolvido pelos servidores da Tecnologia da Informação do Instituto de Identificação, a plataforma vai facilitar também a emissão de certificados de antecedentes criminais. Funcionando atualmente de maneira experimental, a previsão é que ainda neste mês de maio o usuário que necessitar emitir o documento poderá realizar todos os trâmites do procedimento pela internet, ficando apenas a coleta de digitais e confirmação dos dados fornecidos pelo usuário online nos núcleos descentralizados de Araguaína, Araguatins, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, e na sede do Instituto, em Palmas.

Segundo a diretora de Papiloscopia da SSP, Naídes Cesar Silva, atualmente o cidadão tocantinense residente no interior, que necessita emitir o RG, chega a esperar cerca de 60 dias para receber o documento. Na Capital, o tempo de espera é de 10 dias úteis”. Esperamos que, com a implantação da Plataforma, o prazo para a emissão do documento caia pela metade, uma vez que grande parte dos procedimentos, que hoje acontecem manualmente, serão realizados pela internet, pelo próprio usuário”, afirmou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorReeleito presidente do PSDB, Ataídes Oliveira não descarta disputar Prefeitura de Palmas
Próximo artigoCom intuito de atender empresários e produtores, Mauro Carlesse transfere gabinete para a Agrotins