A alta dos combustíveis incomoda toda a população, mas a situação é muito mais delicada para quem depende da gasolina para trabalhar. É o caso dos motoristas de aplicativos de mobilidade urbana. Com aumentos seguidos e taxas que não podem acompanhar a variação, os profissionais ficam preocupados. “Afeta nosso trabalho. A gente já têm as taxas do aplicativo, as taxas de autônomo, aí vem o combustível que está um absurdo, tem os gastos com o carro: pneus, manutenção, tudo”, relata o motorista da LEVEZ Valdecy Alves Nogueira.

Somente no mês de maio a gasolina passou por onze reajustes. Em Palmas, de acordo com dados do Procon Tocantins, o preço do litro do combustível varia entre R$ 4,69 e R$ 4,80. Tantas alterações fazem parte da política da Petrobrás anunciada em junho do ano passado, quando a estatal divulgou que a gasolina e o diesel a partir de então, sofreriam variações sem período definido. De lá pra cá não foram poucas as vezes que as alterações ocorreram diariamente.

Além de arcar com os custos do combustível, para trabalhar os motoristas de aplicativos de mobilidade urbana, como o LEVEZ, única plataforma regularizada em Palmas, também possuem outros gastos. No caso do LEVEZ, as taxas pagas pelos motoristas são mais vantajosas, pois chegam a ser até 7% menor que o cobrado em outras plataformas. Com a taxa menor, sobra mais para os motoristas arcarem com os outros custos do trabalho. Para seu Valdecy isso facilita. “Com essa porcentagem menor nosso rendimento é maior, então fica bem mais viável”.

A plataforma foi desenvolvida pela empresa de tecnologia DIX BPO. O idealizador e sócio-proprietário da empresa detentora dos direitos do LEVEZ, Divino Silva, ressalta que com tantas altas no combustível é impossível que as taxas do serviço acompanhem a variação. “Nós da LEVEZ ficamos extremamente preocupados e impactados com esses aumentos no preço do combustível, porque impacta nosso custo operacional e o custo dos motoristas parceiros. Isso também tende a impactar o passageiro porque vai chegar um momento que não vamos conseguir mais comportar esses aumentos. Temos trabalhado para reduzir nossas taxas e trabalhar com valores bem mais competitivos”.

O LEVEZ é o único aplicativo de mobilidade urbana regularizado de Palmas. Criado por uma equipe 100% tocantinense, o app atende todos os critérios estabelecidos na Lei Federal 13.640 e na Lei Municipal 2.330. A aplicação está disponível para usuários Android e, em breve, será liberada para IOS.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVeículos furtados em Palmas são recuperados pela polícia
Próximo artigoCarlesse diz que seu governo trabalha pensando no povo, ‘o cassado trabalhou em benefício próprio, esqueceu as pessoas’