Em confluência com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que tem como tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, a Diocese de Tocantinópolis, por meio da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento Sindical do Bico do Papagaio, promoveram um seminário sobre o saneamento básico em Araguaína. A atividade foi realizada na noite desta quinta-feira, 12, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e faz parte da Semana Social da Terra e da Água – Padre Josimo 30 anos de Martírio.

Presença constante na programação da Semana Social, Dom Giovane Pereira, bispo da Diocese de Tocantinópolis, frisou que temas como esse são importantes não só para a Igreja, mas para toda a sociedade. “A Campanha da Fraternidade sempre trata de assuntos relevantes para a população como um todo, com temas de interesse social e cultural”, destacou.

Em relação ao saneamento, o bispo alertou que a comunidade deve conhecer a fundo sua realidade para melhor cobrar os gestores públicos. “A cada R$ 1,00 gasto em saneamento, ganha-se R$ 4,00 em saúde e qualidade de vida”, justificou.

Edmundo Rodrigues Costa, coordenador da Pastoral da Terra em Araguaína, explicou que a Semana Social faz memória de Padre Josimo, ex-coordenador da CPT do Bico do Papagaio, mártir que deu sua vida para lutar pelos direitos de lavradores e camponeses. “Ele plantou uma sementes que floresceu e tem dado muitos frutos no Norte do Tocantins”, concluiu.

O professor da UFT, Roberto da Silva, apresentou sua tese de doutorado que trata sobre a desigualdade de acesso aos serviços de saneamento básico em Araguaína. Ele citou dados preocupantes, como domicílios no município que não possuem sistema de água tratada e nem sanitário.

A programação da Semana Social da Terra e da Água – Padre Josimo 30 anos de Martírio segue até domingo, 15. Neste sábado, 14, às 19h30, acontece o lançamento do filme “Araguaia”, no Salão Paroquial Paulo VI em Xambioá. No domingo o mesmo filme será exibido em Wanderlândia, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, às 16h30. O encerramento da programação será em Buriti do Tocantins, nos dias 14 e 15, com o II Acampamento da Juventude Romeira.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUFT abre 197 vagas remanescentes para processo seletivo complementar do Sisu
Próximo artigoLiminar determina prazo para Estado reiniciar concurso da Defesa Social