Lavar as mãos é um ato de saúde, que pode prevenir doenças, além de garantir segurança e proteção, contribuindo, também, no ambiente das unidades hospitalares  para o controle da infecção hospitalar. Por este motivo, a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar realiza, nesta semana, a campanha de conscientização de colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância deste gesto. O tema da ação é “mãos mais sabão refletem em segurança e proteção”.

Para o diretor da Pró-Saúde, Joaquim Fonsêca Junior, a ação se faz necessária para a promoção da prevenção em saúde, demonstrando, assim, que um simples gesto pode melhorar a qualidade de vida. “Queremos que nossos usuários e colaboradores compreendam de que maneira suas atitudes interferem na promoção de uma vida saudável”, comentou o diretor.

Nesta segunda-feira, 11 de maio, a equipe da Comissão de Comissão e Controle de Infecção Hospitalar, sob a coordenação da enfermeira Thainá Gomes, iniciou  mobilização com a distribuição do símbolo da campanha (uma mão adesiva), contendo a frase ‘pergunte-me se já lavei as mãos’. Os colaboradores da Unidade de Pronto Antendimento Anatólio Dias Carneiro e do Hospital Municipal de Araguaína já receberam o item e o utilizarão como crachá durante toda a semana.

Ao fomentar o processo de higienização das mãos, a Pró-Saúde busca mobilizar as pessoas para o controle da disseminação de microrganismos infecciosos. O desejo da entidade é que, ao final da semana, os participantes se conscientizem da importância da adesão ao hábito de higienização das mãos na rotina diária.

No caso das unidades gerenciadas pela entidade no Tocantins, a Pró-Saúde busca diminuir efetivamente os casos de enteroenfecções nosocomiais, que são as principais formas de manifestação da doença.

Ações

Até o dia 15 de maio a Pró-Saúde realiza diversas ações dentro da campanha de conscientização, com a apresentação de peça teatral no dia 14 de maio, entrega de folders educativos e palestras de orientação.

Para o colaborador está sendo realizado um concurso de frases, onde os participantes concorrem a um prêmio surpresa. Haverá, ainda, uma palestra que apresentará o resultado da atual flora microbiota do Hospital Municipal de Araguaína. Já no dia 15 haverá uma mobilização para que as pessoas higienizem as mãos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCampanha do vestibular 2015/2 valoriza 30 anos da UnirG
Próximo artigoSenar atrai mais de 400 participantes com apresentação de filmes nacionais em Araguaína