Expoara 2014
Expoara 2014
Expoara 2014

Em sua 46ª edição, a Exposição Agropecuária de Araguaína acontecerá de 5 a 15 de junho e contará com sete atrações de renome nacional e rodeio em touros e carneiros. “As novidades deste ano são uma nova estrutura em que acontecerão na mesma noite show e rodeio”, adiantou o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Roberto Paulino da Silva.

A expectativa do SRA é de um público de mais de 240 mil pessoas e uma arrecadação de 45 milhões de reais. A área do parque foi reestruturada e os estandes revitalizados e 100% foram locados. Mais de 90 expositores mostrarão suas marcas e produtos no parque.

As atrações já confirmadas para a EXPOARA 2014 são: o cantor gospel Fernandinho, dia 6 de junho; o cantor sertanejo Leonardo, dia 7; a cantora católica Celina Borges, dia 8; as duplas sertanejas Bruno e Marrone, dia 11, e Israel e Rodolfo, dia 12; Mariozan Rocha, dia 13, e César Menotti e Fabiano, dia 14; além do Rodeio Profissional, nos dias 12 a 15, que este ano está sob as vozes dos locutores Cuiabano Lima e Dydayr Parreira e sob o comando da Companhia de Rodeio Dydayr Parreira.

Na grade de atrações, ainda terão três noites, 5, 9 e 10 de junho, com atrações regionais ainda não confirmadas. Para essa nova formatação da EXPOARA, uma megaestrutura será montada no Parque de Exposições Dair José Lourenço. A estrutura contará com novas área de shows, boate e arena.

Novidades

As novidades da programação, além dos shows e da nova formatação da feira, são as provas de Team Roping (Prova de Laço) e Team Penning, o Shopping Essência do Leite, o Julgamento de Raças Leiteiras, a Prova de Marcha de Equinos, o Cãopeonato de Fantasias e Dog Show, a Minifazenda e a Expoara Genética.

Team Ropping e Team Penning

As duas provas acontecerão na arena e estão diretamente ligadas ao dia a dia do trabalho com o rebanho. A Team Roping, mais conhecida por Prova de Laço, acontecerá dia 15, às 16h. Ela é em dupla de cavaleiros e seus respectivos cavalos que imobilizam um novilho com uma laçada na cabeça do animal e a outra nas patas traseiras, no menor tempo possível. A Team Penning será realizada no dia 12, às 16h, e é uma competição de ritmo acelerado e excitante que dá a uma equipe de três cavaleiros 120 segundos (dependendo da categoria) para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados.

Shopping Essência do Leite

Pela primeira vez na programação da Expoara, o Shopping Essência do Leite acontecerá dia 31 de maio na Chácara Mutema (BR-153) e ofertará 80 animais Gir Leiteiro PO e Girolando das fazendas Prata do Norte e São Luís, além de convidados. O objetivo do evento é levar o melhor da genética leiteira para produção a pasto.

Julgamento de Raças Leiteiras

Estreante na Expoara, o Julgamento de Raças Leiteitas acontecerá dia 13 de junho, durante todo o dia, na pista ao lado do tatersal. Animais de genética de ponta desfilarão para a escolha do melhor animal.

Prova de Marcha de Equinos

Aliada à Prova de Marcha de Muares, já tradição na Expoara, a prova de marcha com equinos pretende mostrar a beleza da marcha de animais de raça como o Mangalarga Machador. Vencerão os três melhores de 15 competidores.

Cãopeonato de Fantasias e Dog Show

Nos dias 9 e 10, respectivamente, acontecerão o Cãopeonato de Fantasias e o Dog Show – Cães Adestrados, às 19h e 20h, na pista ao lado do tatersal. O concurso premiará a melhor fantasia, criatividade e o cão mais simpático. No Dog Show, cães adestrados farão apresentações inacreditáveis. Haverá ainda exposição de produtos, serviços, cães e informações sobre saúde de cães e gatos.

Minifazenda

Uma fazendinha com animais mini fará a alegria das crianças e da família na Expoara 2014. A novidade será montada no parque de exposições e ficará aberta ao público nos onze dias de evento.

Expoara Genética

Em 32 currais, estarão expostos na Expoara animais de programas de melhoramento genético a campo, das 8h às 20h. Cerca de 12 criadores de fazendas da região já confirmaram presença no evento, que terá abertura oficial no dia 5 de junho, às 19h, no stand de palestras.

Leilões

A Expoara 2014 contará com quatro leilões e dois shoppings. No dia 24 de maio, acontecerá o Shopping Vale do Boi, a partir das 7h, na Fazenda Vale do Boi durante todo o dia, ofertará reprodutores e matrizes PO com avaliação genética positiva no PMGZ/ABCZ. No dia 31, o Shopping Essência do Leite, evento inédito na Expoara, inicia às 7h, na Chácara Mutema (BR-153), onde terão bezerras, novilhas prenhes e touros girolando, vacas e touros gir leiteiro.

A programação de leilões, que acontece no tatersal do parque, inicia dia 5 de junho, às 20h, com o 13º Leilão União das Raças, com oferta de lotes de animais quarto de milha, paint horse, manga-larga, manga-larga marchador e muares. O 15º Leilão Integração do Nelore, no dia 7 de junho, às 12h, ofertará 60 touros e 5 fêmeas Nelore PO. No dia 10 de junho, o 2º Leilão Girolando Agro Santa Bárbara trará ao parque a partir das 14h bezerras e novilhas girolando e novilhas touros gir. O último leilão da Expoara, o Leilão Tabapuã e Gado de Corte Peso Pesado, acontece no dia 11 de junho, às 14h, e terá à disposição dos produtores 20 touros tabapuã PO, 1.000 bezerros top para cria, recria e engorda.

Tropeada da Integração

A VIII Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida 2014 teve seu percurso definido em 305 quilômetros. Com o tema tradicional “O tropeirismo unindo povos e culturas”, o evento iniciará em 27 de maio e encerrará dia 7 de junho, percorrendo trilhas nos municípios de Pau D’arco, Arapoema e Araguaína. Serão 12 dias longe da agitação da cidade, percorrendo belas paisagens e confraternizando com os fazendeiros e moradores dessa região.

A Tropeada da Integração faz parte da programação da 46ª Exposição Agropecuária de Araguaína – Expoara 2014 e pretende reunir este ano mais de 300 tropeiros. Dia 27, os tropeiros sairão do município de Pau D’arco e pousarão em 9 fazendas até chegar, dia 6 de junho, ao Palácio do Boi, em Araguaína, que será o pouso final. No dia 7, às 7h, seguirá a tradicional marcha dos tropeiros descendo pela contramão da maior avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima.

Em 2014, o homenageado da Tropeada é o companheiro e ex-diretor do SRA Ricardo Santos Pereira, que faleceu no último dia 15 de fevereiro. Amante da tropeada, Ricardo esteve presente nas sete edições do evento, participando das saídas e pousos.

 Cavalgada

A Cavalgada de Araguaína é um evento cultural e turístico único presente na história da cidade há 26 anos. Sempre realizada no primeiro domingo da EXPOARA, o evento reúne pessoas de toda a região que lotam as ruas da cidade e fazem uma movimentação jamais vista em todo o ano. Os números impressionam: 5.000 participantes, entre cavaleiros e amazonas, e um público de mais de 80 mil pessoas durante todo o percurso.

Percurso: Saída da BR-153 pela Avenida Cônego João Lima até a Praça das Bandeiras, virando à direita, seguindo à Rua Getúlio Vargas virando na Avenida 13 de Maio e seguindo na Avenida Prefeito João de Sousa Lima, virando na Avenida Filadélfia, encerrando em frente ao Parque de exposições. É o SRA unindo raça, beleza e tradição na maior cavalgada do Mundo!

Palestras

A Expoara técnica acontece no estande do Sebrae e traz a IX Semana Tecnológica, de 9 a 13 de junho, com palestras, minicursos, oficinas, rodadas de negócios, atendimento e dias de campo, além da pecuária de leite, com o VI Dia do Leite, dia 13, no tatersal. (Segue abaixo Programação da Semana Tecnológica e Dia do Leite).

Pega do Garrote

Uma atração criada pelo SRA há nove anos e que anima o público das arquibancadas, a Pega do Garrote será realizada nesta edição nos dias 13 e 14 de junho, às 19h, na arena do parque. A competição premia as três equipes que derrubam o garrote em menos tempo.

Torneio Leiteiro

O Torneio Leiteiro 2014 é mais um evento que movimenta a pecuária leiteira e mostra a genética avançada da região na EXPOARA 2014. No dia 9, às 7h, com a 1º ordenha de esgota, inicia o Torneio Leiteiro, na baia ao lado da Vallecoop. Ao todo, serão quatro ordenhas e o público poderá conhecer a grande vencedora do Torneio e os ordenhadores destaques às 17h do dia 13 de junho, no tatersal.

Garota Expoara

O concurso Garota Expoara 2014 acontecerá no palco com desfile das finalistas. Organizado por Marly de Carvalho, o concurso apresentará as 10 candidatas selecionadas que serão votadas pelo júri no dia 10 de junho. Com entrada franca, o público ainda contará com show regional.

 Shows nacionais

Abaixo, confira detalhes dos shows nacionais da Expoara, que contemplam vários públicos, desde o sertanejo universitário, sertanejo raiz até o gospel.

Fernandinho

Com o recém-lançado DVD Teus Sonhos, Fernandinho pretende trazer um show com sucessos nacionais e internacionais, e convida o público para uma noite de muita celebração e adoração no dia 6 de junho.

Leonardo

Comemorado os 30 anos de carreira, o cantor Leonardo trará um show que contempla um mix de músicas novas, como “Pega eu e leva pra você”, e outras já consagradas. O público terá uma noite de muita animação e de relembrar momentos no dia 7.

Celina Borges

A cantora católica Celina Borges será a atração musical nacional da Noite Cristã, comandada pela Diocese de Tocantinópolis. O evento ainda contará com terço e missa, além de atrações regionais.

Bruno e Marrone

Com 27 anos de carreira, 18 CD’s e 6 DVD’s gravados, os cantores de “Dormi na Praça” e de dezenas de sucessivos hits estarão na Expoara 2014 na noite do dia 11 de junho. Um show para mexer com os corações é o que promete a dupla.

Israel e Rodolfo + Rodeio Profissional

No dia 12 de junho, Dia dos Namorados, a Expoara estreia a nova formatação da Exposição com rodeio e show na mesma noite. Às 22h, será a abertura do Rodeio Profissional que contará com a locução de Cuiabano Lima e Dydayr Parreira e o comando da Companhia de Rodeio Dydayr Parreira.

O locutor Cuiabano Lima já é conhecido do público araguainense. Esteve na cidade em outras apresentações e na arena da Expoara em 2012. O locutor Dydayr Parreira, novato em Araguaína, é veterano em exposições dos Estados de Goiás e São Paulo.

A Companhia de Rodeio Dydayr Parreira também estreia em Araguaína e é conhecida pelo público onde se apresenta por suas belas estruturas e apresentações que levantam o público.

Após o Rodeio, o público contará com o show da dupla Israel e Rodolfo. Com o repertório todo autoral, a dupla trará músicas consagradas como “Amor que é bom ninguém quer dar”, “Marca evidente’, “Ai que vontade”, “Sou seu fã”, “Chorar por amor” e “Frio e calor”.

Mariozan Rocha

Com 13 CDs e um DVD gravados, devido ao sucesso, atingido em todo o país, com grande aceitação e recorde de público em seus shows, o cantor sertanejo Mariozan Rocha conta com agenda na média 15 shows por mês.

César Menotti e Fabiano + Rodeio

A dupla César Menotti e Fabiano sobe no palco da Expoara 2014 no dia 14 de junho após o Rodeio. Com uma bagagem de mais de 1 milhão de cópias de CDs vendidas, a turnê dos irmãos mineiros foi eleita pelos brasileiros como um dos melhores shows sertanejos, que varia do modão de viola ao universitário.

SERVIÇO:

EXPOARA 2014

Período: 5 a 15 de junho

Local: Parque Dair José Lourenço

Portal do evento: www.portalsra.com.br/expoara

Redes sociais: Facebook – Sindicato Rural de Araguaina | Twitter – @novidadexpoara

Hastag: #expoaratodentro

 

NÚMEROS:

2013

Público: 240 mil

Volume de Negócios: 40 milhões

Expositores: 120 estandes (100%)

 

 2012

Público: 250 mil

Volume de Negócios: 40 milhões

Expositores: 120 estandes (100%)

 

Diretoria Triênio 2014 a 2016

Presidente: Roberto Paulino da Silva

Vice-presidente: Wanderson Wilhian Barbosa

Programação Oficial Expoara 2014

Dia 24 de maio (sábado)

Durante todo o dia – Shopping Vale do Boi 2014 (Fazenda Vale do Boi)

 

 

Dia 27 (terça-feira)

7h – Saída da VII Tropeada da Integração Pau D’arco-Arapoema-Araguaína, percurso: 305 km

 

Dia 31 (sábado)

Durante todo o dia – 1º Shopping Essência do Leite 2014 (Chácara Mutema – BR-153)

 

Dia 5 de junho (quinta-feira)

19h – Abertura da I Expoara Genética (stand do Sebrae)

20h – 14º Leilão União das Raças Equinos e Muares (tatersal)

 

 Dia 6 (sexta-feira)

20h – Abertura Oficial da Expoara 2014 (parque)

22h – Show nacional gospel de Fernandinho (palco)

 

Dia 7 (sábado)

8h – Chegada da VIII Tropeada da Integração

12h – 15º Leilão Integração do Nelore (tatersal)

23h – Show nacional de Leonardo (palco)

 

 Dia 8 (domingo)

8h – XXVI Cavalgada de Araguaína (BR-153, próximo ao antigo Posto Paulista)

12h – Churrasco-show (tatersal)

18h – Noite Cristã: Terço (palco)

19h30 – Missa (palco)

22h – Show nacional católico de Celina Borges (palco)

 

Dia 9 (segunda-feira) – ENTRADA FRANCA

8h – Abertura da 9ª Semana Tecnológica (stand de palestras do Sebrae)

17h – Abertura do XII Torneio Leiteiro: esgota (parque, baia ao lado da Vallecoop)

19h – Dog Show – cães adestrados (pista ao lado do tatersal)

22h – III Festival Talentos da Terra (palco)

 

 Dia 10 (terça-feira) – ENTRADA FRANCA

7h – 1ª ordenha Torneio Leiteiro (baia ao lado da Vallecoop)

14h – 2º Leilão Girolando Agro Santa Bárbara (tatersal)

17h – 2ª ordenha Torneio Leiteiro (baia ao lado da Vallecoop)

19h – Premiação da XXVI Cavalgada 2014 (arena)

20h – Cãopeonato de Fantasias (pista ao lado do tatersal)

21h – Concurso Garota Expoara 2014 (palco)

 

Dia 11 (quarta-feira)

7h – 3ª ordenha Torneio Leiteiro (baia ao lado da Vallecoop)

14h – Leilão Tabapuã Peso Pesado e Leilão Boi Branco do Parque (tatersal)

17h – 4ª ordenha Torneio Leiteiro (baia ao lado da Vallecoop)

18h – Prova de Marcha de Equinos (pista ao lado do tatersal)

23h – Show nacional da dupla Bruno e Marrone (palco)

 

Dia 12 (quinta-feira)

16h – Team Penning (arena)

18h – Prova de Marcha de Muares (pista ao lado do tatersal)

21h – Abertura do Rodeio Profissional comandado pela Companhia Dydayr Parreira (arena)

23h – Show nacional da dupla Israel e Rodolfo (palco)

 

 

Dia 13 (sexta-feira)

Durante todo o dia – Julgamento de Raças Leiteiras (pista ao lado do tatersal)

8h – VII Dia do Leite 2014 (tatersal)

18h – Premiação do Torneio Leiteiro (tatersal)

19h – Pega do Garrote (arena)

21h – Rodeio Mirim em carneiros (arena)

22h – Rodeio Profissional e atrações nacionais de arena (arena)

23h – Show nacional de Mariozan Rocha (palco)

 

 

Dia 14 (sábado)

19h – Pega do Garrote (arena)

21h – Rodeio Mirim (arena)

22h – Rodeio Profissional e atrações nacionais de arena (arena)

23h – Show nacional da dupla César Menotti e Fabiano (palco)

 

Dia 15 (domingo)

16h – Team Roping – Prova de Laço (arena)

23h – Encerramento do Rodeio Profissional e da Expoara 2014 (arena)

 

*Os eventos estão sujeitos a alterações.

 

 

Pousos da Tropeada

Dia 27 de maio – Pau D’arco

Dia 28 – Fazenda Andorinha

Dia 29 – Faz. Nossa Senhora Aparecida

Dia 30 – Faz. Santa Tereza

Dia 31 – Faz. JM

Dia 1º de junho – Faz. Boa Vista

Dia 2 – Faz. Som do Berrante

Dia 3 – Faz. Santa Tereza

Dia 4 – Faz. Dona Luzia

Dia 5 – Faz. Degger

Dia 6 – Palácio do Boi

Dia 7 – Chegada em Araguaína

 

Programação da 9ª Semana Tecnológica da EXPOARA

 

PALESTRAS

Local: Auditório Central

Dia 9 de junho (segunda-feira)

8h – Palestra Alimentação de Abelha na Entressafra – UFT

10h – Palestra Comercialização de Produtos Apículas – RURALTINS

14h – Palestra Manejo Alimentar de Ovinos – SENAR

16h – Palestra Controle de Verminose em Ovinos – SENAR

 

Dia 10 (terça-feira)

8h – Palestra Lucratividade da Pecuária de Corte Intensiva – UFT

10h – Palestra Gestão de Pessoas em Fazendas – SEBRAE

14h – Palestra Integração Lavoura-Pecuária- Floresta – UFT

16h – Palestra Suplementação de Bovinos em Pastejo – UFT

 

Dia 11 (quarta-feira)

8h – Palestra Produção e Conservação de Volumosos – UFT

10h – Palestra Calagem e Adubação de Pastagens – UFT

14h – Oficina Psicultura – Custo de Implantação e Produção – SENAR

 

Dia 12 (quinta-feira)

8h – Palestra Potencial e Espécies Frutíferas para a Região Norte do Tocantins – SENAR

10h – Palestra Implantação de Hortas Domésticas – SENAR

14h – Oficina Hidroponia – Aproveitando os recursos hídricos para cultivo de hortaliças – SENAR

 

Dia 13 (sexta-feira)

 

8h – Palestra Produção e Manejo de Codornas- SENAR

10h – Palestra Minhocultura para Produção de Húmus e Isca Viva – SENAR

14h – Palestra Criação de Frangos e Galinhas Caipiras – UFT

16h – Palestra Manejo Sanitário de Suínos Caipira – UFT

 

MINICURSOS

Local: Sala 1

Dia 9 de junho (segunda-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso Psicultura Básica – Ruraltins

 

Dia 10 (terça-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso Psicultura Básica – Ruraltins

 

Dia 11 (quarta-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso APICULTURA – UFT

 

Dia 12 (quinta-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso APICULTURA – UFT

 

Dia 13 (sexta-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso Artesanato – SEBRAE

 

Local: Sala 2

Dia 9 de junho (segunda-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso Horticultura – Ruraltins

 

Dia 10 (terça-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso Horticultura – Ruraltins

 

Dia 11 (quarta-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso Formação e Majejo de Pastagens – UFT

 

Dia 12 (quinta-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso Formação e Majejo de Pastagens – UFT

 

Dia 13 (sexta-feira)

8h às 12h/ 14h às 18h – Curso Popularização da Ciência – UFT

 

 

DIA DO LEITE

Local: Tatersal

 

Dia 13 de junho (sexta-feira)

8h às 8h30 – Abertura Oficial

8h30 às 10h – Palestra Melhoramento Genético na Pecuária de Leite – Guilherme Marquez – Engº Agrônomo – Diretor e Jurado da Girolando/ Gerente Leite Nacional – Alta Genetics

10h às 12h – Palestra Alimentação de Vacas Leiteiras – Zootecnista – Tortuga

14h às 16h – Julgamento e Caracterização das Raças Leiteiras – Engº Agrônomo – Diretor e Jurado da GIROLANDO/ Gerente Leite Nacional – Alta Genetics

16h às 18h – Premiação Torneio Leiteiro

 

DIAS DE CAMPO

Local: UFT – Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia

Dia 9 de Junho

14h à 18h – Apicultura: Manejo de Entressafra (alimentação, troca de cerca, produção de cera alceolada, etc) – UFT

Dia 11

14h à 18h – Prática de preparo, calagem, adubação e manejo de Pastagens – UFT

 

FEIRA DE ARTESANATO

 Local: Espaço tendas

Dias 11 a 13 de junho

das 9h à 12h/ 13h à 18h

 

RODADAS DE NEGÓCIOS

Local: Sala de atendimento

Dia 10 de junho (terça-feira)

13h às 18h – Rodada de Negócio Crédito Rural Produtor – SEBRAE

 

Dia 11 (quarta-feira)

13h às 18h – Rodada de Negócio Pecuária de Corte – SEBRAE

 

Dia 13 (sexta-feira)

13h às 18h – Rodada de Negócios – Negociação com Governo da Merenda Escolar – Agricultura Familiar – SEBRAE

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça julga improcedente Ação que servidora da CGE pedia R$ 20 mil de indenização de portais de notícias
Próximo artigoGrave acidente no Pará mata 03 pessoas da mesma família de Araguatins