A Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis realiza, neste sábado, 24, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, na área urbana, das 8h às 17h, em 8 postos de vacinação.

O objetivo da campanha é o controle da doença de forma intensiva e a ampliação da cobertura vacinal para complementar o trabalho da rotina. Os animais devem ser vacinados a partir dos três meses de idade e aqueles vacinados pela primeira vez devem repetir a vacina após 30 dias. A campanha antirrábica é realizada anualmente e gratuita.

Brinque com seu bichinho de estimação, não com a saúde deles!

 Postos de Vacinação:

 – Unidade de Saúde Ana Vila (Vila Matilde);

– Rodoviária;

– Colégio Cristo Rei;

– Centro Municipal de Saúde (Ambulatório Central);

– Colégio Dom Orione;

– Unidade de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica). Alto da Boa Vista II;

– Vila José de Ribamar Marinho (Alto da Boa Vista II);

– Unidade de Saúde Alto Bonito.

Prevenção

 A raiva é uma doença infecciosa aguda, quase sempre fatal, que afeta mamíferos (homem, cão, gato, morcegos e outros animais). Causada por um vírus do gênero Lyssavirus que se multiplica e se propaga – via nervos periféricos – até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplicam.

A raiva é transmitida por meio da saliva de animal infectado, seja por mordedura, lambeduras e arranhaduras de mucosa ou pele que apresentam ferimentos. Em áreas urbanas os principais transmissores são o cão, o gato e o morcego.

Em áreas rurais, além de cães, gatos e morcegos, temos o macaco e mamíferos domésticos como: bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos. A forma mais eficaz de impedir a ocorrência de raiva humana transmitida por cães e gatos é manter os animais vacinados, de modo a formar uma barreira imunológica que impeça a disseminação do vírus.

(ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDepois de visitas ao TO, Lelis afirma que tocantinenses já decidiram por mudanças
Próximo artigoAssessora do deputado Wanderlei Barbosa morre de infarto aos 28 anos