Foto ilustrativa - Fonte MPAP

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou Ação Civil Pública em desfavor do prefeito de Praia Norte após constatar o desvio de recursos destinados à merenda escolar. A ação foi proposta, no último dia 2, pelo promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado.

Na ação, o promotor de Justiça conta que o esquema funcionava da seguinte forma: o Município comprava uma quantidade significativa de produtos para a merenda escolar, mas a distribuidora de alimentos entregava uma quantidade bem menor, e repassava os valores correspondentes ao restante dos alimentos ao prefeito.

Foi constatado que mais de R$ 200 mil foram entregues ao chefe do Executivo, recurso desviado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O desvio dos valores implicou em prejuízo nutricional aos estudantes, pois as refeições servidas não seguiam o cardápio estabelecido pela nutricionista.

Diante dos fatos, o promotor de Justiça requer que o prefeito seja condenado por ato de improbidade administrativa nas espécies de enriquecimento ilícito,  lesão ao erário e violação dos princípios da administração pública. Dentre as sanções, o MP requer o ressarcimento integral do dano, multa e perda da função pública.

Além disso, requer seu afastamento imediato do cargo, bem como a indisponibilidade dos bens do gestor, a fim de garantir o ressarcimento dos cofres públicos.

Outra ação

O prefeito de Praia Norte, Ho-Che-Min Silva de Araújo, responde a outra ação civil pública, por nomear dois homens para prestarem serviços em suas fazendas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarilon Barbosa, irmão do governador, se recupera após procedimento cirúrgico
Próximo artigoPolícia Civil prende autores de duplo homicídio ocorrido em via pública em Araguaína