HGP zera a fila de espera por procedimento cateterismo / Foto: Governo do TO

Com 2.105 procedimentos de alta complexidade cardiovascular realizados em 2023 foram, o Hospital Geral de Palmas (HGP) segue com os atendimentos regulares e sem fila de espera cateterismo cardíaco eletivo. Em 2024 já foram 180 pacientes atendidos, graças à realização de mutirões promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e com a dedicação dos profissionais do setor de Hemodinâmica, atuantes na unidade hospitalar.

Na população atendida, está a moradora de Palmas, a aposentada Dorinez Benedita Soares, 62 anos. “Fiz o procedimento recentemente e estou me recuperando bem, tudo tranquilo. Quero agradecer primeiro a Deus e a toda equipe do HGP, pois estão todos de parabéns. Fiz tudo pelo SUS e com um ótimo atendimento deste a consulta até o procedimento. Só tenho gratidão”, declarou.

O médico cardiologista intervencionista, Andrés G. Sánchez, ressaltou que, “o cateterismo cardíaco é realizado com anestesia local, com sedação leve, ou seja, não utiliza anestesia geral. Na primeira hora, após o procedimento, o paciente já pode se alimentar após quatro horas de repouso e o usuário recebe alta médica. É considerado uma intervenção segura, é um procedimento de suma importância para a saúde do paciente cardíaco. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte tanto a nível nacional quanto mundial. Por meio dos mutirões vem sendo realizado estes procedimentos zerando a fila”.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Hemodinâmica, Silvana Braga, “no serviço de Hemodinâmica do HGP são realizados procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia intervencionista, ritmologia, cirurgia endovascular, neurologia e colangiografia endoscópica”.

Sobre o procedimento

O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Ele consiste na introdução de um catéter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. Assim são avaliadas as artérias do coração e possíveis obstruções nas mesmas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDesmatamento dispara no Tocantins em 2024 e bate novos recordes, segundo Inpe
Próximo artigoGabarito do concurso da Aleto é divulgado