O atleta da Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, de Arapoema, Rafael Oliveira Alves - 14 anos, foi o campeão da prova de longa distância, nos 800 metros – Crédito: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A Etapa Regional da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) de Colinas do Tocantins já tem os vencedores das competições individuais nas modalidades: atletismo, tênis de mesa e vôlei de praia. A etapa teve início na segunda-feira, 10, com a cerimônia de abertura oficial e prossegue até o próximo sábado, 15. Participam alunos-atletas de 22 unidades de ensino, públicas e privadas de 11 municípios da região.

As unidades escolares com maior número de vencedores até esta quinta-feira, 13, foram: Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins,  Colégio da Polícia Militar João XXIII e Colégio Ernesto Barros, de Colinas do Tocantins e a Escola Estadual São Tomaz de Aquino, de Tupiratins.

O atleta da Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, de Arapoema, Rafael Oliveira Alves, de 14 anos, foi o campeão da prova de longa distância, nos 800 metros, conquistando a medalha de ouro. “Esta é minha segunda participação nos Jets, ano passado fiquei em segundo lugar na Etapa Estadual. Estou me preparando já faz um tempo, vim aqui para dar o meu máximo e consegui vencer. Estou muito feliz por esta vitória”.

Para o secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, o incentivo ao desporto escolar revela talentos e promove a integração e o desenvolvimento dos estudantes. “O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz que existe. O Governo do Estado tem o compromisso de investir cada vez mais no esporte para que nossos adolescentes e jovens tenham acesso a esse recurso que oferece tantos benefícios para a vida dos nossos estudantes”, enfatizou.

Os vencedores já estão classificados para a etapa estadual, que será realizada em Araguaína, de 20 a 30 de junho. Na Etapa Estadual são definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais.

Em 2023, mais de 18 mil alunos-atletas dos 139 municípios tocantinenses, representantes das unidades escolares das redes pública e particular do Tocantins, disputam as modalidades esportivas em 14 etapas regionais até junho. As próximas regionais dos JETs serão Guaraí (25 a 29), Gurupi e Dianópolis (8 a 13 de maio).

Modalidades

Os atletas de 12 a 14 anos disputam 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica (11 e 12 anos), Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol e Vôlei de Praia.

Já os alunos de 15 a 17 anos competirão em 19 modalidades: Natação em águas abertas, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Esgrima, Ginástica Rítmica (13 a 15 anos), Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Triatlo, Voleibol de Praia, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Realização

Os Jets e Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.

Crédito: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPTO marca nova data para audiência pública que vai apresentar propostas de revitalização da avenida Tocantins
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa prestigia solenidade de inauguração do Instituto Gratidão Tocantins em Gurupi