Uma ‘sala de aula’ com cadeiras vazias foi montada na praça dos Girassóis, em Palmas, na manhã desta terça-feira (20), como forma de protesto. A manifestação é realizada por pais de alunos, que pedem o retorno das aulas presenciais, nas escolas particulares.

Em dezembro do ano passado, o município chegou a anunciar o retorno das aulas presenciais na rede particular a partir de 2021. A previsão, na época, era de que as atividades na rede municipal também retomariam em fevereiro.

Os pais, com apoio dos donos de escolas, levaram cadeiras para a praça e fizeram círculos, como é feito nas escolas. Colocaram balões de cor preta e cartazes dizendo que com as escolas fechadas, estudantes estão apresentando distúrbios nervoso e do sono.

A nutricionista Melissa Montemor é uma das organizadoras da manifestação. Mãe de uma adolescente de 13 anos, ela conta que a filha não se adaptou ao ensino remoto.

“Por mais que estejamos tentando, não é como a aula presencial. Eu não consigo manter minha filha empolgada, está sendo impossível. Essa é a mesma situação enfrentada por outros pais. A pergunta é: por que não estamos tendo opção de escolha do ensino híbrido?”, questionou.

“Fizemos uma sala de aula na praça para mostrar que as salas estão vazias. A educação em Palmas não é uma prioridade. [Da última vez que a prefeitura liberou as aulas] a gente presenciou escolas organizadas e fazendo revezamento. Temos a opção do ensino híbrido e por que não pode abrir? Como os proprietários vão conseguir sustentar essas escolas? O desespero é ainda maior para escolas infantis, como eles farão aulas online?”, argumentou Melissa.

De acordo com a nutricionista, poucas pessoas foram para a praça organizar o protesto para evitar aglomerações. A manifestação começou às 7h e segue até o meio-dia, em frente à Assembleia Legislativa.

Os pais argumentam que não conseguem uma reunião com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) para conversar sobre o retorno. (Com: G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEquipe do Delegado Enio Walcácer desmonta ponto de armazenamento e distribuição de drogas em Palmas e prende traficantes
Próximo artigoDoenças infecciosas comprometem desempenho dos bovinos e aumentam custos de produção