Um bebê de 11 dias foi salvo por militares na noite desta segunda-feira, 26, após se engasgar em um procedimento de inalação que obstruiu as vias aéreas da criança a deixando sem respirar.

Por volta das 22h uma jovem apavorada com uma criança de colo, acompanhada da avô e outra mulher, chegaram ao 7º Batalhão pedindo socorro pois sua filha, recém-nascida, estava desmaiada. Imediatamente, o subtenente Robson Pereira da Silva, avaliando o estado do bebê, iniciou os primeiros socorros com massagens cardíacas e dorsais, conseguindo assim reanimar a criança e estabilizar seus sinais vitais.

“Incrível o que aconteceu. No momento em que recebi a criança, percebi que seu estado era crítico, o bebê já estava bem roxo, sem respiração e com as mãozinhas e pezinhos gelados. Daí vi o desespero da mãe e pensei que não daria tempo de levar para o hospital, o bebê poderia morrer. Foi quando comecei o procedimento de primeiros socorros e graças a Deus deu tudo certo, a criança voltou a respirar”, relembrou o subtenente Robson Pereira da Silva.

Após estabilizar a recém-nascida, a equipe policial composta pelo 2º sargento Edilson da Silva Melo e 3º sargento Leonardo Lemos Macedo se deslocou com a criança e sua mãe para o Hospital Regional de Guaraí. Durante o deslocamento, a criança mais uma vez parou de respirar e com persistência e sem medir esforços, foram realizados novos procedimentos de massagem cardíaca e dorsal até que o bebê conseguiu expelir uma secreção que impedia a passagem de ar pelas vias aéreas, e voltou a respirar. Chegando ao hospital, o bebê foi entregue com vida à equipe médica plantonista.

“A primeira coisa que pensei foi na Polícia, pelo fato de terem treinamento para realizar os primeiros socorros. Eu iria demorar para chegar no hospital e conseguir o socorro necessário. Quando ela crescer saberá que foi salva por heróis de farda e estaremos aqui para reconhecer o trabalho de vocês com gratidão” desabafou a mãe após ver que a vida de sua filha não corria mais perigo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarilon Barbosa defende criação de um amplo programa de retomada da economia na capital
Próximo artigoPalmas registra mais 42 novos casos da covid