UHE de Estreito

O Consórcio Estreito Energia (CESTE), responsável pela operação da Usina Hidrelétrica de Estreito, informou que, segundo suas previsões hidrometeorológicas, existe o indicativo de aumento de vazão para os próximos dias em virtude das precipitações já verificadas e previstas ao longo da bacia hidrográfica do rio Tocantins.

Em função deste possível evento, a UHE Estreito ressaltou que continuará obedecendo normas operacionais, mantendo os informes diários sobre condições de vazões defluentes da UHE Estreito aos órgãos Municipais e Estaduais de Defesa Civil e segurança Pública.

Ressaltou ainda que opera por meio do conceito chamado ‘’Fio  d´agua’’, ou seja, não apresenta capacidade de regularização das vazões, sendo obrigada a repassar para a jusante sua vazão excedente, em virtude da ocorrência de precipitação.

O aumento do nível da água pode afetar principalmente os ribeirinhos que vivem às margens do rio, tanto em cidades do Tocantins como do Maranhão. Quem estiver navegando pela região também deve ficar atento.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBombeiros encontram corpo de motorista que caiu de balsa durante travessia em rio no norte do Tocantins
Próximo artigoApostador de Sitio Novo TO ganha mais de R$ 400 mil na Lotofácil