Assembleia Legislativa

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) deu entrada na Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira, 28, um Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade do uso de instrumentos termográficos para aferição de temperatura corporal. O projeto foi apresentado em regime de urgência e elenca uma série de locais onde deverão ser feitos os testes que ajudam na detecção de um dos sintomas característicos da COVID-19.

Pela proposta, os testes de temperatura serão obrigatórios nos órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do Tocantins, nos estabelecimentos penitenciários, delegacias da polícia civil e batalhão da polícia militar, shoppings centers, bem como em todas as instituições bancárias.  “Essa aferição será feita por câmeras termográficas nos órgãos públicos e nos estabelecimentos privados com fluxo igual ou superior a 200 pessoas por dia”, explicou Ricardo Ayres.

O projeto também determina que as mesmas medidas sejam tomadas nos aeroportos de Palmas e Araguaína; nas rodoviárias dos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins e Guaraí, e nas rodovias estaduais e federais de acesso ao Tocantins, nas divisas com os Estados de Goiás, Maranhão, Bahia, Pará, Piauí e Mato Grosso. “Precisamos ter um monitoramento das pessoas que entram e saem do Estado. A aferição da temperatura é uma medida necessária e de grande valia neste momento”, argumentou.

Segundo Ayres todo o sistema deverá ser instalado de forma a não proporcionar aglomeração nem a formação de filas. Ainda segundo ele, a captação será feita de forma automática e as pessoas que apresentarem temperatura acima 37.5° Celsius serão encaminhadas para acompanhamento médico.

O parlamentar defende que é preciso adotar todas as medidas possíveis para ajudar a combater ao coronavírus e a sua propagação. “A medição de temperatura não poderá vir como medida de afrouxar o isolamento social de forma imediata, nem para substituir a necessidade dos testes laboratoriais, mas, com a diminuição da propagação, ajudará a reduzir o impacto da pandemia e na retomada mais rápida das nossas atividades”, concluiu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMoisemar Marinho solicita à prefeitura que dialogue e apresente plano emergencial aos empresários de Palmas
Próximo artigoLive Ana Clara e Alexandre Pires