Laboratório de Saúde Pública de Araguaína

A partir da informação de que a cidade de Araguaína possui um laboratório habilitado para testes de diagnóstico de Covid-19, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) requisitou informações ao Estado sobre as providências que estão sendo adotadas para o início da utilização deste equipamento. A intenção é agilizar os diagnósticos e reduzir os custos logísticos, uma vez que os testes de Araguaína atualmente são encaminhados para análise em Palmas.

Em resposta encaminhada ao MPTO no último dia 25, a gerência do Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA) confirmou que possui dois equipamentos e profissionais habilitados para a realização dos testes, atualmente destinados às rotinas de exames de carga viral de HIV, hepatites virais e tuberculose. Se utilizados no diagnóstico de Covid-19, a estimativa é de que os aparelhos possam processar 60 testes diariamente, podendo esta capacidade ser ampliada se o horário de funcionamento do laboratório for expandido.

Inclusive, foi informado pela gerência que o laboratório possui cabines de segurança biológica em nível recomendável para a manipulação de amostras biológicas.

Contudo, a gerência informou que o laboratório não está sendo empregado no diagnóstico de Covid-19 pela falta de cartuchos com os reagentes da testagem. A justificativa apresentada é que estes equipamentos estão sendo adquiridos pelo Ministério da Saúde e repassados para os estados, encontrando-se o Tocantins à espera do material.

A gerência do laboratório não informou data prevista para implantação da testagem de Covid-19 em Araguaína, o que levou o MPTO a entrar em contato com o secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, na terça-feira, 28, requerendo que sejam adotadas providências urgentes para o início das testagens em Araguaína, visando atender à população da cidade e também da macrorregião Norte do Estado.

Araguaína confirmou 18 novos casos da doença na terça-feira, 28, registrando um salto exponencial nas contaminações e somando um histórico de 47 casos.

As informações e providências foram requisitadas pelos promotores de Justiça Leonardo Gouveia Olhê Blanck e Saulo Vinhal da Costa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRodovias da região norte do Tocantins passam por reparos após serem danificadas pelas chuvas
Próximo artigoPoliciais Militares são promovidos por ato de bravura em Araguaína