Com a programação de entregar todos os kits de alimentos e de produtos de higiene pessoal para os estudantes das escolas indígenas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, chega à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pedro Afonso. A Regional conta com 1.468 estudantes indígenas nos municípios de Goiatins e Itacajá.

Paralela à entrega dos alimentos e dos produtos de higiene pessoal nas aldeias, na quinta-feira, 16, também foi realizada a entrega nas duas unidades de ensino da rede estadual localizadas no município de Itacajá, que já está realizando a distribuição na sede e, a partir da próxima semana, fará a entrega para os estudantes da zona rural, no ponto em que eles entram no transporte escolar.

A trabalhadora doméstica Cleane Aguiar Tavares tem cinco filhos matriculados na rede estadual de ensino, em Itacajá, sendo quatro no Colégio Estadual de Itacajá e um no Colégio Estadual Almeida Sardinha. Ela destaca que, como nesse período, os filhos têm passado mais tempo em casa, as despesas cresceram. “Com certeza é uma ajuda muito boa para os estudantes. Já que eles não têm o lanche da escola, o que estamos recebendo vai ser como uma merenda para fazer em casa”, comemorou.

Nesta sexta-feira, 17, a entrega dos kits começará a ser feita na unidade de ensino do município Rio dos Bois, da DRE de Miracema. A expectativa é que, neste final de semana, todas escolas da DRE de Porto Nacional recebam os alimentos e os produtos de higiene pessoal. “Estamos trabalhando diariamente para atendermos aos 157 mil estudantes da rede”, apontou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Abril Indígena

Além das unidades de ensino da Diretoria Regional de Pedro Afonso, os kits já foram entregues nas aldeias da Regional de Tocantinópolis, Araguaína, Gurupi e Miracema. No sábado, 18, a entrega será realizada nas unidades de ensino indígenas da Regional de Paraíso, o que totalizará 6.221 estudantes indígenas atendidos com os alimentos e os produtos de higiene pessoal, em todo o Estado.

Adriana Aguiar lembrou que abril é um mês de celebrações para a população indígena. “Estamos vivendo um momento atípico na história do Brasil e do mundo, em que as celebrações estão deixando de ser feitas por causa do coronavírus, por isso não podíamos deixar de levar um pouco de alegria para os nossos estudantes indígenas, entregando os kits deles antes do 19 de abril”, ressaltou.

O vice-cacique da Aldeia Manoel Alves Pequeno, de Goiatins, José Edilson Cuxy Krahô, tem três filhos matriculados na Escola Estadual Indígena 19 de Abril. “Nós estamos preocupados com essa doença. Aí ficamos muito alegres porque lembraram de nós, dos nossos filhos que estudam e enviaram esses kits. É uma boa ajuda para nós, pois nesse tempo não estamos indo na cidade”, destacou.

Parceria

A logística de distribuição para as aldeias é realizada com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Instituto da Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Defesa Civil. O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, destacou o trabalho que está sendo realizado.

“Estamos auxiliando na logística de distribuição dos kits, considerando que algumas aldeias estão localizadas em áreas mais isoladas. Outro trabalho importante é o de conscientização sobre os cuidados com o coronavírus. É importante que as comunidades indígenas se mantenham isoladas, verificando quem entra e sai da aldeia”, orientou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorExportações no primeiro trimestre de produtos agropecuários superam a marca dos 34% no Tocantins, China é maior consumidor
Próximo artigoDoações arrecadadas na live da dupla Henrique & Juliano serão destinadas ao Tocantins