A Prefeitura de Araguatins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – (SEMUS) e Vigilância em Saúde Municipal, torna público o 36° Boletim epidemiológico do vírus COVID-19 ARAGUATINS,” com dados atualizados nesta quinta feira, 30 de Abril, sempre com base nas orientações técnicas da Vigilância em Saúde Estadual e em consonância com o Protocolo do Ministério da Saúde para o novo coronavírus.

Desta forma, o 36º boletim apresenta-se com 51 (cinquenta e uma) pessoas em isolamento domiciliar, dessas, 48 sem sintomas e *3 apresentam sintomas respiratórios e estão em investigação como casos suspeitos e aguardam a janela (período de detecção de anticorpos) para realização da testagem para Covid-19; 13 (treze) examinados; 15 (quinze) descartados destes, 13 foram descartados por exame laboratorial, 2 descartados por critério clínico epidemiológico 0 (zero) caso confirmado; 0 (zero) óbito relacionado ao Novo Coronavírus.

Dos 3 casos suspeitos, 2 foram submetidos a técnica de exame “RT-PCR”, sendo as amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins em Palmas – LACEN/TO e aguardam os resultados, e farão também o “Teste Rápido”, quando alcançarem a janela de detecção do vírus da COVID-19. Já o terceiro caso, testou negativo para Covid-19 no dia 29/04/2020, apresentou Síndrome Respiratória Aguda no dia de hoje, procurou o Hospital Municipal de Araguatins e foi referenciado ao Hospital Regional de Augustinópolis, e encontra-se internado para observar a evolução do quadro clínico.

Do 1° Boletim epidemiológico até o 36° boletim, já foram monitoradas 193 pessoas em isolamento domiciliar com histórico de vigem.

Ainda sobre o Protocolo do Ministério da Saúde, é importante ressaltar que os casos suspeitos e confirmados que apresentarem grau leve ou moderado deverão ser tratados em isolamento domiciliar. A internação hospitalar nas unidades referenciadas só será recomendada em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Comentários do Facebook