A Prefeitura de Araguatins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – (SEMUS) e Vigilância em Saúde Municipal, torna público o 36° Boletim epidemiológico do vírus COVID-19 ARAGUATINS,” com dados atualizados nesta quinta feira, 30 de Abril, sempre com base nas orientações técnicas da Vigilância em Saúde Estadual e em consonância com o Protocolo do Ministério da Saúde para o novo coronavírus.

Desta forma, o 36º boletim apresenta-se com 51 (cinquenta e uma) pessoas em isolamento domiciliar, dessas, 48 sem sintomas e *3 apresentam sintomas respiratórios e estão em investigação como casos suspeitos e aguardam a janela (período de detecção de anticorpos) para realização da testagem para Covid-19; 13 (treze) examinados; 15 (quinze) descartados destes, 13 foram descartados por exame laboratorial, 2 descartados por critério clínico epidemiológico 0 (zero) caso confirmado; 0 (zero) óbito relacionado ao Novo Coronavírus.

Dos 3 casos suspeitos, 2 foram submetidos a técnica de exame “RT-PCR”, sendo as amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins em Palmas – LACEN/TO e aguardam os resultados, e farão também o “Teste Rápido”, quando alcançarem a janela de detecção do vírus da COVID-19. Já o terceiro caso, testou negativo para Covid-19 no dia 29/04/2020, apresentou Síndrome Respiratória Aguda no dia de hoje, procurou o Hospital Municipal de Araguatins e foi referenciado ao Hospital Regional de Augustinópolis, e encontra-se internado para observar a evolução do quadro clínico.

Do 1° Boletim epidemiológico até o 36° boletim, já foram monitoradas 193 pessoas em isolamento domiciliar com histórico de vigem.

Ainda sobre o Protocolo do Ministério da Saúde, é importante ressaltar que os casos suspeitos e confirmados que apresentarem grau leve ou moderado deverão ser tratados em isolamento domiciliar. A internação hospitalar nas unidades referenciadas só será recomendada em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNo Tocantins casos de coronavírus continuam subindo
Próximo artigoJustiça determina isolamento compulsório para jovem que mesmo com familiares com covid-19 passeava em Guaraí