Azul Linhas Aéreas
Azul Linhas Aéreas

A empresa aérea Azul anunciou nesta quinta-feira, 11, que o voo inaugural de Palmas para Recife será no próximo dia 6 de julho. O anúncio aconteceu durante a cerimônia de assinatura do Termo de Acordo de Regime Especial (Tare), pelo governador Mauro Carlesse e o diretor da Azul, Marcelo Bento, no início da tarde, na sala de reuniões do Palácio Araguaia. Com o estabelecimento do termo, a empresa implantará um voo direto entre Palmas e Recife, na Região Nordeste do Brasil.

A nova rota só foi possível após a redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e  de Comunicação (ICMS) nas operações internas com Querosene de Aviação (QAV) e Gasolina de Aviação (GAV), estabelecida pela Lei n° 3.439/2019, de 4 de abril de 2019, oriunda da Medida Provisória n° 04/2019, enviada à Assembleia Legislativa pelo governador Mauro Carlesse no dia 8 de fevereiro de 2019.

A alíquota, que era de 14%, passa a ser reduzida de forma progressiva entre 7% e 3%, conforme o investimento da empresa aérea na aviação comercial dentro do Estado. A intenção do Governo, com a decisão, é fomentar o setor de aviação no Estado, oportunizando a ampliação do número de rotas de voos que contemplem o Tocantins como ponto de partida e de chegada, tendo referência não só a Capital, mas também outros municípios.

Estado preparado

O governador Mauro Carlesse disse, na ocasião, que o estado está preparado para atrair investimentos. Segundo o gestor, o estado está no caminho certo e tem muitas oportunidades a oferecer para quem busca novos mercados. Carlesse pediu para a Azul expandir os voos regionais para Araguaína e Gurupi, “atendendo, dessa forma, as regiões Norte, Centro e Sul, por meio da malha aérea. O governador aproveitou o momento para solicitar, à Azul, preços acessíveis para os voos, com o propósito de que o maior número possível de pessoas possam usufruir da oportunidade oferecida.

Por sua vez, o diretor da empresa aérea elogiou o empenho das autoridades do executivo e dos parlamentares tocantinenses, que foram ágeis na proposta e na aprovação de medida que proporcionou a abertura de um novo destino a partir de Palmas. Marcelo Bento afirmou que grandes projetos são resultados de grandes visões e grandes parcerias.

Fortalecendo o turismo

Afirmando que o transporte aéreo é fator de desenvolvimento, Marcelo Bento disse que a Azul vai trabalhar para fortalecer o turismo no Tocantins, abrindo mercado especialmente para o Jalapão, capacitando agentes de viagens não somente no Nordeste Brasileiro como em outras regiões do país.

Em sua opinião, está no DNA da Azul desbravar novas rotas e que o tocantinense terá oportunidade ímpar de conhecer todo o nordeste, outros destinos do Brasil e fazer uma viagem internacional, tanto para o Estados Unidos quanto para Europa, a partir de Recife, que hoje concentra 50 voos diários da empresa.

Visivelmente emocionado, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, parodiou o ex-governador Siqueira Campos, quando da aprovação do Estado do Tocantins pela Assembleia Nacional Constituinte: “Nós conseguimos, senhor governador, linkar o Tocantins diretamente ao Nordeste, a destinos internacionais”.

Tom Lyra agradeceu a todos os agentes do estado envolvidos no planejamento e na concretização do projeto que proporcionou a criação de um voo de Palmas diretamente para o Nordeste Brasileiro e incentiva a reativação de voos que haviam sido suspensos, assim como a criação de um segundo voo para o estado, o que beneficia Araguaína e Gurupi, por exemplo.

O presidente da Adetuc acredita que a iniciativa da Azul fortalecerá a economia do estado, com a geração de novos empregos, e anunciou a implantação de um modal de cargas da empresa em Palmas, com a abertura de loja também em Araguaína.

Presenças

Prestigiaram a assinatura do Tare entre o Governo do Tocantins e a Azul os deputados estaduais Antônio Andrade, presidente da Assembleia; Valderez Castelo Branco, líder do Governo; Issan Saado; Valdemar Júnior; Claiton Cardoso; Olinto Neto; Cláudia Lélis; Vanda Monteiro; e Ricardo Ayres, além do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, representantes do trade turístico e de associações da classe empresarial. O deputado federal Ely Borges e o estadual Júnior Geo mandaram representantes.

Frequência

A Azul vai operar, inicialmente, com uma frquência semanal de Palmas para Recife, aos sábados, saindo da capital do Tocantins às 10h45 e retornando de Recife às 16h10. As passagens já estão à venda no site da companhia. (Luiz Pires)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPF prende homem em flagrante ao receber encomenda com vários comprimidos de droga sintética
Próximo artigo2ª fase de operação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de tráfico de drogas no Sul do Estado