Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Siqueira Campos, emocionado, relembra os fatos que marcaram a luta pela criação do Tocantins
    NORTE

    Siqueira Campos, emocionado, relembra os fatos que marcaram a luta pela criação do Tocantins

    Por Norte do Tocantins22 de abril de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O ex-governador Siqueira Campos visitou a Exposição que o homenageia com o título Do Cententrião Goiano ao Tocantins. Acompanhado da esposa, Marilúcia, Siqueira, que está com 92 anos de idade, observou cada um dos painéis , relembrando a história e destacando nomes, datas e lugares, numa demonstração de memória admirável. A exposição, aberta ao público e entrada gratuita, acontece no Memorial Coluna Prestes, em Palmas, até o dia 19 de junho.

    Ao passar pelo painel que mostra a imagem do plenário da Câmara Federal, numa sessão da Assembléia Nacional Constituinte em que é aprovada a Constituição de 1988 e Siqueira, de braços erguidos brada “nós conseguimos , senhor presidente, nós conseguimos!”, se referindo ao presidente do Congresso na época, Ulisses Guimarães, Siqueira repetiu o gesto cheio de vigor e emoção.

    “Aqui eu estou sendo sacudido pelas melhores lembranças com uma saudade imensa de tudo que aconteceu, de tudo que eu participei. E quando meus olhos batem nessa cidade, nessa realização, no meu sentimento de ter construído Palmas, construído o Tocantins com o seu nobre povo”, declarou Siqueira Campos ao final da visita

    Palestra

    Na noite desta segunda-feira, 22, acontece no auditório do Memorial da Coluna Prestes uma palestra que será proferida pelo jurista , ex-deputado federal, membro da Academia Tocantinense de Letras e primeiro vice- governador do Tocantins, Darci Martins Coelho. Ele fará uma explanação sobre a luta história pela libertação e divisão do norte goiano.

    Darci Coelho criou, em 1987, o Comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins que colheu mais 80 mil assinaturas em defesa da emenda popular encaminhada à Assembléia Nacional Constituinte propondo a criação do novo Estado.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorCondenado a 23 anos de prisão homem que matou outro a tiros e pauladas em Palmas
    Próximo artigo IFTO oferece 692 vagas em 22 cursos de capacitação profissional, inscrições encerram nesta terça
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.