A pira olímpica marcou o início das competições no Tocantins

Apresentações culturais e esportivas marcaram a abertura oficial da 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 6ª dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), em Palmas. A solenidade, que marcou o início oficial das etapas regionais da competição, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 29, no complexo esportivo da Escola Estadual Professora Elizângela da Glória Cardoso.

As apresentações de ginástica rítmica do Conjunto Juvenil da Associação de Ginástica Rítmica de Palmas; de cordel, interpretado pela Trupe da Cultura; e coreografias do Balé Popular do Tocantins animaram os estudantes atletas, pais e comunidade presentes.

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Adriana Aguiar, destacou que a proposta dos Jets e dos Parajets é incentivar talentos e reforçar a prática pedagógica nas escolas. “Além de realizar um trabalho de descoberta e incentivo a talentos esportivos, fomentamos a socialização de modo que haja impacto pedagógico provocado pelo convívio com demais estudantes”, frisou.

Realização de sonhos

Estudante do Colégio da Polícia Militar de Palmas Unidade II Mayana Mayla Aires joga futsal desde os cinco anos de idade e vê nos Jets uma oportunidade que abre portas. “Sempre gostei de jogar e fui incentivada pela minha família. Tenho um carinho especial pelo esporte e acho que os Jets são a maior chance que os estudantes tocantinenses têm de realizar os seus sonhos enquanto atletas”, frisou.

Esse sentimento é o mesmo do estudante Guilherme Joselmir, de 17 anos, do Centro de Ensino Médio (CEM) de Taqualto. Ele irá competir nas modalidades de atletismo e futsal. “Gosto da proposta dos Jets e tenho sonho de me formar em Educação Física. Creio que aqui eu consigo já desenvolver as habilidades necessárias pra realizar meus sonhos”, apontou.

Competições

As competições na etapa regional de Palmas iniciam na manhã desta terça-feira, 30, com as modalidades individuais atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia.

Os esportes coletivos, futsal, handebol, voleibol, serão realizadas nos seguintes períodos: de 2 a 5 de maio, para os atletas da categoria de 12 a 14 anos; e de 9 a 12 de maio, para os competidores com idade entre 15 a 17 anos.

A etapa regional de Palmas deve reunir cerca de 900 estudantes de 61 unidades escolares estaduais, federal, municipais e particulares.

Etapas

Participam das etapas regionais os atletas e as equipes classificadas nas fases municipais da maior competição interescolar do Tocantins. Ao todo, serão realizadas 14 fases regionais, nas 13 sedes das Diretorias Regionais de Educação (DRE), mais a fase do interior de Palmas.

Os vencedores dessas etapas classificam-se para as finais estaduais dos Jogos, que serão realizadas em Palmas no segundo semestre de 2019.

Cabe ressaltar que os Jets classificam os atletas para a maior competição interescolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude. Neste ano, a etapa nacional dos JEJ será realizada no mês de novembro, em Blumenau (SC). Já as equipes que disputam as modalidades coletivas precisam passar por uma fase regional dos Jogos, que será realizada em setembro, pela primeira vez, em Palmas.

Histórico

Idealizado pela Secretaria de Estado da Educação em 1989, os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) se tornaram um importante instrumento de desenvolvimento das habilidades físicas dos estudantes, além de promover a integração e inclusão social. Ao todo, 13 modalidades fazem parte da competição: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei de Praia, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizados desde 2014, visam fomentar o esporte escolar adaptado, a interação social e o desenvolvimento das aptidões de estudantes com deficiência física, visual e intelectual. Os Parajets são compostos por cinco modalidades: Atletismo, Bocha, Tênis de Mesa, Natação e Judô.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.