Governador Carlesse afirma que as duas corporações são as melhores do país
Governador Carlesse afirma que as duas corporações são as melhores do país

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, concedeu na noite desta segunda-feira, 22, a promoção de 1.541 policiais militares e 186 bombeiros militares por critérios de merecimento, antiguidade e escolha e a concessão de aposentadorias a outros 152 policiais militares e bombeiros. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, com a presença de toda a cúpula das duas corporações, representantes dos poderes e familiares dos militares.

Para o Governo do Estado, as promoções são essenciais para o funcionamento e fortalecimento da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros, já que postos e graduações são definidos em lei como critérios para ocupação de cargos efetivos, bem como, de comando, chefia e direção.

Segundo o governador Carlesse, as promoções foram concedidas dentro da legalidade e representam o resgate de um compromisso com as duas corporações. “É um compromisso que cumprimos com a nossa PM e o nosso Corpo de Bombeiros. O meu compromisso é fazer com que as demandas sejam atendidas e garantir os direitos dos nossos militares”, disse o governador sustentando ainda que as duas corporações tocantinenses são as melhores do Brasil e orgulho para os tocantinenses. Na ocasião, o governador anunciou que nos próximos dias será destinado aos policias militares um kit de armamento, composto por colete, pistola e outros equipamentos necessários para o dia a dia dos militares.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, essas promoções antecipadas representam o compromisso do governador Mauro Carlesse com a corporação. “Essas promoções representam a confirmação da sua palavra empenhada com os bombeiros”, comemorou, lembrando que a tropa está pronta para atender com excelência as demandas da população nas mais diversas áreas de atuação da corporação.

Jaizon Veras, comandante geral da Polícia Militar, compartilhou da mesma opinião e lembrou que há vários anos os militares esperavam por essas promoções. “Foram três anos de espera e agradecemos ao governador pelo tratamento dispensado à Polícia Militar”, reforçou.

Presente à solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade, disse que as promoções representam um sonho realizado. “Foi um sonho que se tornou realidade e representa dignidade para cada um desses militares que teve o seu direito garantido e parabenizo o governador Mauro Carlesse por essa determinação com que vem conduzindo o Estado”.

De acordo com o major Potêncio, essa promoção tem uma grande importância para a sua carreira profissional. “Ela nos dá dignidade, respeito e uma motivação a mais para continuar trabalhando. Isso vem coroar todo o trabalho que a gente vem realizando e o governador devolve um direito que assiste a todos nós e faz com que a Polícia Militar possa continuar trabalhando e garantindo a segurança à comunidade a que serve”.

Durante a solenidade foram realizadas apresentações de grupamentos da Polícia Militar, com demonstrações de habilidades em diversas missões.

Economia

A economia do Estado com os policiais que vão se aposentar dará para pagar a promoção dos demais PMs e ainda haverá um superávit de cerca de R$ 4 milhões, enquanto que com os bombeiros a estimativa é de desoneração da folha de pagamento em cerca de R$ 230 mil por mês. Segundo o Corpo de Bombeiros, os militares que vão se aposentar pertencem ao efetivo administrativo, o que não afeta o efetivo operacional de atendimento à população.

O Governo aguarda o seu enquadramento dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a regularização de suas finanças para implementar os valores na folha de pagamento dos militares e negociar os passivos. Dentre as medidas executadas pela Gestão para o saneamento das finanças está a Reforma Administrativa, que entrou em vigor no último mês de fevereiro; revisão de contratos; e a contenção de gastos com diárias, água, luz, telefone e materiais de expedientes.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça determina reconstrução de barragem com risco iminente de rompimento no norte do Tocantins
Próximo artigoCerca de 225 famílias em Miracema tem suas propriedades regularizadas