A pedido do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), a Assembleia Legislativa do Tocantins realizou na manhã desta sexta-feira, dia 5, a Sessão Solene em homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Tocantins, pelos seus 30 anos de fundação no Estado.

Foram homenageadas 30 pessoas com relevantes serviços prestados durante a história da instituição no Tocantins. A seccional da entidade no Estado foi criada em 1º de abril de 1989 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Conforme justificativa do parlamentar, a entidade trilha um caminho marcado pela forte atuação em defesa da advocacia e com posição firme também em amparo da sociedade tocantinense. “Desta forma, todas as homenagens são devidas à OAB e a seus membros, que possuem papel fundamental na preservação da ordem democrática e do Direito”, fundamentou Ricardo Ayres.

Além do atual Presidente da Ordem, Gedeon Pitaluga, todos os Ex-Presidentes foram homenageados. Coriolano Marinho (Miracema), Augusto Pinheiro (in memorian), Luciano Ayres, Ercílio Bezerra, Epitácio Brandao e Walter Ohofugi, além de outros advogados que representam todo o trabalho e atuação da classe no Tocantins.

Títulos de Cidadania Tocantinense

Na ocasião, Ricardo Ayres também entregou o Título de Cidadão Tocantinense ao Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Helvécio de Brito Maia Neto e ao Advogado Renato Jacomo, pelos serviços prestados à população tocantinense.

Em seu discurso, Ayres falou da felicidade que sente, como advogado que é, de ver concretizado seu pedido de realização desta sessão solene para homenagear os 30 anos da advocacia tocantinense. “É importante reconhecermos o trabalho daqueles que nos trouxeram até aqui e construíram as instituições republicanas desse Estado”, argumentou.

O Deputado homenageou também em sua fala, seu tio Luciano Ayres da Silva (ex presidente da OAB), pessoa que o inspirou a cursar a faculdade de direito e acompanhou todos os seus passos durante a graduação.

O parlamentar finalizou seu discurso propondo um pacto republicano entre as instituições tocantinenses, pautado principalmente na harmonia entre os poderes. “É importante lembrar que, para além de todas as instituições e Poderes, existe a população, e é por eles que devemos trabalhar. Da união do nosso trabalho, Casa de Leis, OAB e todas as outras instituições constituídas, depende a efetiva garantia dos direitos do povo tocantinense”, concluiu Ricardo Ayres.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia Civil realiza em Araguaína mais uma etapa da operação que investiga funcionários fantasmas
Próximo artigoPM realiza Operação Araguaína Seguro