Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » PM e SSP capacitam moradores e realizam eleições de Consegs na região norte do Estado
    NORTE

    PM e SSP capacitam moradores e realizam eleições de Consegs na região norte do Estado

    Por Norte do Tocantins30 de abril de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    No período de 24 a 29 de abril, a Polícia Militar do Tocantins (PM) e a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Assessoria de Polícia Comunitária, em parceria com Unidades Policiais Militares e Delegacias Regionais da Polícia Civil, realizaram as 47ª e 48ª edições do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) nas cidades de Santa Fé do Araguaia e Xambioá. Também foram realizadas eleições por aclamação das diretorias dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) de Augustinópolis, Santa Fé do Araguaia e Xambioá. Tiveram ainda o lançamento de edital de convocação das eleições do CONSEG de Axixá e a posse da diretoria eleita do CONSEG de Filadélfia.

    CONSEGS

    Os CONSEGS são modalidades de associação comunitária e ferramentas de participação social em segurança pública, atuando como entidades sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúnem normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário. Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo de projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com entes públicos e privados. O objetivo é mobilizar a comunidade para a discussão das dificuldades locais relacionados à segurança e em parceria, após diagnosticar os problemas, buscar estratégias de prevenção.

    O CACS tem como objetivo, além de aproximar as forças de segurança da população local, capacitar à comunidade para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem estar social, sobretudo por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs). O curso é gratuito e os concluintes receberam um certificado de participação emitido pela SSP-TO. Aproximadamente 200 pessoas foram certificadas nas duas edições do CACS.

    Axixá

    Na noite da última terça-feira, 24, a cidade de Axixá recebeu uma reunião comunitária de segurança, com o objetivo de Lançar o Edital de Convocação das Eleições do CONSEG Local.

    Estiveram presentes o comandante local da Polícia Militar, Capitão João Carlos Abreu, o Assessor de Polícia Comunitária da SSP/TO, Capitão Thiago Monteiro, representante da prefeitura municipal, Bruno Fragata, o presidente da Diretoria Provisória do CONSEG, Dejames da Conceição, vereadores, professores, líderes comunitários e demais membros da comunidade axixense.

    De acordo com o edital, as inscrições das chapas serão feitas no período de 25/04 a 10/05, na sede do pelotão da Polícia Militar de Axixá e na recepção da prefeitura, em horário comercial. A eleição ficou marcada para o dia 14 de maio na sede do sindicato de professores de Axixá.

     Augustinópolis

    Na tarde de quarta-feira, 25, foi eleita por aclamação a diretoria do CONSEG da cidade de Augustinópolis. A eleição ocorreu na sede da Companhia Policial Militar da cidade e foi conduzida pelo Assessor Estadual de Polícia Comunitária, Capitão Thiago Monteiro. A cerimônia de posse da diretoria ficou marcada para as 19hs do dia 17/05, no fórum. A diretoria eleita terá um mandato de dois anos e será presidida pela funcionária pública Vângela Queiroz Melo.

    Santa Fé do Araguaia

    A cidade recebeu a 47ª Edição do CACS, que aconteceu na Câmara Municipal, durante todo o dia 26, e contou com a presença do prefeito Oidio Gonçalves de Oliveira, da vereadora Maria Neuza, do Capitão Thiago Monteiro, Assessor de Polícia Comunitária, do major Dernivaldo Tirelo, representando o comando do 2º Batalhão da PM, lideranças comunitárias e religiosas, comerciantes, estudantes e comunidade em geral.

    Após a efetivação do CACS na cidade, foi realizada a eleição por aclamação da diretoria do CONSEG Santa Fé do Araguaia, cuja presidência ficou a cargo do senhor Raimundo Martins. A cerimônia de posse será marcada em data oportuna.

    Filadélfia

    O Aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Filadélfia, na noite da última sexta-feira, 27, a solenidade de posse do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) local. A cerimônia contou com a participação do major Dernivaldo Tirelo, representando o Comandante do 2º BPM, tenente coronel João Márcio Costa Miranda, o capitão Thiago Monteiro, Assessor de Polícia Comunitária, o vereador Artur Bento, presidente da câmara municipal, o Secretário de Governo Marcos César, representando a prefeitura municipal, o agente de polícia Silney Araújo, representando o Delegado Titular da Comarca de Filadélfia, Dr. Luiz Eduardo, demais autoridades civis e militares, além de membros da comunidade.

    Membros eleitos do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) Filadélfia:

    Presidente – Gardenha Silva Bezerra

    Vice-presidente – Maria do Socorro Marinho da Cunha Aires

    1° Secretário – Jane Maria da Costa e Silva

    2° Secretário – Benedito Vicente Zacarias Cordeiro

    1° Tesoureiro – Gislene Rocha Dias

    2º Tesoureiro – Thiago Gomes de Souza

    Membro Nato PC- Agente Silney Araújo De Medeiros

    Membro Nato PM: 3º Sargento Antônio Almeida Dos Santos

    Conselho Fiscal: Antônio Burjaques Pereira da Silva, Lauro Oliveira da Cunha, Paulo Ernane Pereira e Pedro Ursulino Coimbra de Castro.

    Xambioá

    A cidade recebeu a 48ª Edição do CACS, que ocorreu no período das 08h às 18s do último sábado, 28, no auditório do SENAI e contou com a presença do Comandante da Companhia de Xambioá, capitão Raimundo Nonato Teixeira, do Assessor Estadual de Polícia Comunitária capitão Thiago Monteiro, do vereador de Xambioá, Paulo Lucena, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Kétrya Evangelista, professores, lideranças comunitárias, estudantes e demais membros da comunidade.

    No final dos trabalhos foi realizada ainda a aclamação do CONSEG Xambioá, eleito para o biênio 2018-2020, com o objetivo de continuar a propagação da cultura de segurança na cidade e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade xambioaense.

    Ficou acordado ainda que a próxima reunião do CONSEG ocorrerá no dia 18 de maio do corrente, às 15 h, no auditório da câmara municipal de Xambioá, oportunidade em que será realizada a cerimônia de posse dos novos conselheiros e apresentando o cronograma de atividades do CONSEG.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorValderez participa de cavalgada em Aragominas e anuncia duplicação da TO até Araguaína
    Próximo artigo Kátia Abreu prestigia aniversários de lideranças do Bico do Papagaio
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.