Compromisso com uma gestão moderna baliza o projeto “Plano Estratégico de Desenvolvimento Local”, que foi realizado nesta segunda-feira, 9, em Guaraí. O encontro visa a discussão de um planejamento estratégico que visa o desenvolvimento sustentável da administração pública municipal.

O idealizador do projeto, deputado estadual Paulo Mourão, participou das discussões e destacou que a “informação promovida pelo debate, cria entre os segmentos presentes, um compromisso e uma ideia, que é ordenada, organizada, formulada e efetivamente implementada, gerando assim um desenvolvimento que pode beneficiar a coletividade”. Segundo o parlamentar, “é neste sentido que nossa equipe está capacitada para estimular a elaboração de um planejamento sócio, econômico e administrativo em Guaraí e por todos os municípios que já passamos e ainda vamos passar”.

Ao todo 20 municípios serão visitados pela equipe que já passou por Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Arraias e agora Guaraí. “Estamos trabalhando com uma estratégia de priorizar políticas públicas”, esclareceu Paulo Mourão ao se remeter a experiência de Maquiavel, que em 1513 realizou na Itália essa mesma atividade e escolheu um líder para provar que as ações, quando bem construídas e planejadas, são capazes de conquistas sociais imensuráveis.

“De lá para cá, a estratégia foi se modernizando e no século XVIII ela passou para o processo de produção, descobriram a energia, veio a máquina a vapor, transporte e a comunicação, ou seja, a estratégia vem se modernizando ao longo do tempo”, esclareceu o deputado ao ponderar que “o que buscamos hoje é realizar um diagnóstico, por meio da discussão plural, em que cada um, dentro de seu conhecimento contribui para a organização de estratégias e metas”.

“Agora vai caber à Professora Lires Ferneda, [prefeita de Guaraí] seu secretariado, colaboradores e a sociedade como um todo de formular estas prioridades, coloca-las em efetivas ações, fazer as avaliações, e acompanhar resultados. Esse é o projeto. O dinamismo que todos nós colocamos nisso é que não pode ser só responsabilidade da prefeita, pois sabemos de seu compromisso, mas é responsabilidade de todos”, explicou Mourão.

Valorização do servidor

Para o deputado, uma importante estratégia a ser tomada para se alcançar uma administração pública sustentável é a valorização do servidor efetivo do Estado e dos municípios. “Ele [o servidor] é a inteligência efetiva do estado, nos municípios, eles são a sua inteligência efetiva. É por isso que é preciso capacitar servidores e isso deve acontecer dentro do quadro efetivo, pois este permanece”, avaliou ao destacar que “muitos municípios não vão para frente porque não têm a organização do poder funcional balizado na competência humana. ”

Guaraí

A população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para Guaraí neste ano é de aproximadamente 26 mil habitantes, sendo que 91% destes estão na Zona Urbana e os outros 9% na Rural. “Eu tenho que trazer a razão de dependência da nossa população, o que significa, conhecer o que são crianças de 0 a 15 anos, os que são adultos, de 16 a 64 anos e os idosos com 65 anos ou mais, para que assim se possa começar a fazer as políticas sociais e educacionais pertinentes a cada cidadão e cidadã”, elucidou o deputado.

Defensor aguerrido da educação Mourão foi categórico ao avaliar que “não há possibilidade de um município, estado ou país se desenvolver se ele não priorizar a educação e junto a educação agregar a ciência, tecnologia e inovação.”

“Em Guaraí temos as crianças de 0 a 15 anos totalizando 26% da população, os adultos de 16 a 64 somam 67% e os idosos com 65 anos ou mais, 7%. Se já tenho esse diagnóstico começo a fazer outro trabalho que é de entender a educação. E aqui [em Guaraí] tenho índices interessantes. Nossas crianças aqui atingem metas internacionais com crianças de até 14 anos na escola em torno de 94%. Quanto aos nossos jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental a taxa cai para 66% e os de 18 a 20 anos que concluem o ensino médio já cai para 40% e somente 13% dos jovens entre 18 e 24 conseguem entrar na universidade”, pontuou mourão ao demonstrar preocupação com o decréscimo no nível de escolaridade conforme o avanço da idade.

Política prioritária

Diante do cenário educacional em Guaraí Mourão lembrou os presentes que no tempo do governo do presidente Lula houve a priorização da inserção dos jovens na universidade e no ensino tecnológico. “Hoje vemos que a coisa amornou e o governo federal não mais prioriza a educação, que contribui diretamente para o desenvolvimento dos municípios, que sofrem ainda com a carga muito grande que sobra para eles, de garantir as soluções para a população, mas com os poucos recursos, a ação é limitada”, disse Mourão ao se referir aos inúmeros cortes de recursos que a educação, a ciência, a tecnologia e a educação tiveram nos últimos dois anos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMP se manifesta contrário ao recurso de Marcelo Miranda, Fux acelera processo
Próximo artigoPGR protocola denúncia no STJ contra governador Marcelo Miranda por corrupção