Apreensão de embarcação que estava em área proibida
Apreensão de embarcação que estava em área proibida

Dois pescadores, que pescavam em área proibida, foram detidos por policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), nesta segunda-feira, 03, por volta das 10 horas, nas proximidades das comportas da Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE).

Durante patrulhamento ambiental, os militares visualizaram dois homens numa canoa a 300 metros da escada de peixes e das comportas da UHE, região proibida devido ao perigo de afogamento. Os pescadores foram conduzidos à Delegacia de Polícia em Miracema, para os devidos procedimentos.

A Portaria Interministerial n. 13/2011, do Ministério do Meio Ambiente,  prevê a proibição da pesca a menos de mil metros da jusante e montante das barragens de empreendimentos e escadas de peixes  na bacia hidrográfica do rio Tocantins. A proibição nesta área ocorre justamente pela oscilação do fluxo de água na montante e na jusante das usinas hidrelétricas, capaz de afundar qualquer barco de médio porte (como o dos pescadores) devido a forte correnteza da água nessas usinas.

O BPMA reitera que muitas pessoas que pescam em Lajeado não obedecem aos sinais e às delimitações da área feitas por boias vermelhas, indicando pesca proibida. Inclusive, no local, já houve casos de afogamentos de pescadores.

Caráter preventivo

A Polícia Militar Ambiental desenvolve operações frequentes nas Usinas Hidrelétricas do Rio Tocantins, principalmente na Usina Hidrelétrica de Lajeado, que é a que opera com maior capacidade energética no Estado. Nessas operações, procura-se sempre trabalhar de forma preventiva, orientando os pescadores que não conhecem essa norma a não pescarem na menos de mil menos da montante e da jusante das usinas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm debate na OAB, especialistas se manifestam contrários à Reforma Trabalhista
Próximo artigoEscola de Araguaína desenvolve práticas interdisciplinares em educação financeira