Diálogo com a juventude, planejamento estratégico e definição das potencialidades do Tocantins são algumas das soluções sustentáveis para a eficácia do Estado, apontadas pelo deputado estadual Paulo Mourão (PT), durante o 5º encontro Diálogos da Sustentabilidade com tema “A Busca por um Estado Eficaz”, realizado pela CBN Tocantins na noite desta quarta-feira, dia 19, no auditório do Centro Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

“O estado eficaz precisa ter um planejamento estratégico definindo suas potencialidades. É preciso observar a capacidade do Estado de fazer uma gestão no que tange as questões fiscais e tributárias, mas acima de tudo ser um motivador, um incentivador, um indutor do processo de desenvolvimento”, destacou Mourão ao lembrar da necessidade do setor empresarial, que é o gerador de riqueza para o País, integrar uma ação eficiente conjunta de desenvolvimento junto ao Poder Público e assim ter de fato a preocupação com a qualidade de vida das pessoas.

O deputado avaliou que o setor privado é hoje um grande parceiro nos recursos públicos, mas não nas soluções de desenvolvimento do Brasil. “Se nós observarmos, menos de 5% do capital investido no Brasil é de empresas privadas na área de inovação e pesquisa. Quando você traz isso para os governos estaduais, percebe-se a descontinuidade, a incompetência, a corrupção, a falta de gestão e de visão.”

Foi neste sentido que o diretor do Grupo Jaime Câmara Tocantins, Jean Teixeira, avaliou a oportunidade do encontro, tendo em vista a ideia de levar ao ambiente acadêmico alguns dos principais agentes sociais responsáveis que trabalham na busca naquilo que a sociedade almeja: o equilíbrio e o bem estar sustentável. “Esse quinto episódio visa trazer o enfoque de que o Estado, enquanto todos nós, seja um ente que entenda que ele faz parte do mundo em que vivemos e tem suas responsabilidades.”

Para Mourão é preciso “observar a capacidade do Estado de fazer uma gestão no que tange as questões fiscais e tributárias, mas acima de tudo ser um motivador, um incentivador, um indutor do processo de desenvolvimento”. Na avaliação do parlamentar somente com a aplicação de eficiência e ações eficazes é possível alcançar esse desenvolvimento, mesmo diante da atual situação vivida pelo País.

“Vivemos um dos momentos mais traumáticos da história do Brasil. Já ouvi em um período se dizer que a esperança venceu o medo e nós agora talvez estejamos vivendo um momento em que o medo está abraçado com a indignação e a desesperança”, disse o deputado ao destacar que os Estados brasileiros estão quebrados e o motivo é ineficiência, corrupção ou ainda as duas coisas juntas.

Mourão acredita que o diálogo com a sociedade pode ajudar a reverter as dificuldades. “Eu creio que o que nós estamos fazendo aqui, seja talvez, o momento de um marco novo no nosso Estado, onde nós passamos a discutir dentro das universidades o porquê do Estado do Tocantins não dar certo. E respondo que é porque não somos eficientes, não somos eficazes”, alertou.

Ao lembrar o déficit atuarial do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev), hoje na casa dos R$ 24 bilhões, além do “sumiço” de R$ 1,1 bilhão do mesmo órgão nos dois governos anteriores, sem responsabilização, Mourão demonstrou preocupação, mas apontou a solução.  “Não há projeto estruturante de estado para corrigir os problemas estruturantes de estado, então nós temos que continuar em um debate profundo. É preciso trazer o processo do debate através da juventude para fazermos uma alternância de gestão e de gerenciamento nesse Estado, que eu creio que seja o caminho de conseguirmos a eficácia”, ponderou.

Além do deputado Paulo Mourão estiveram presentes no debate o prefeito de Palmas, Carlos Amastha; o desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins, Ronaldo Eurípedes; o secretário da Administração, Geferson Barros Filho; o reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani; o engenheiro agronômico e idealizador do projeto, Ramis Tetu, e o mediador do diálogo, o jornalista Sidney Neto. Cerca de 400 estudantes estiveram presentes no evento.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFolha recebe presidente do Sindjor para discutir demandas da comunicação na Câmara de Palmas
Próximo artigoResidência Médica em Terapia Intensiva é ofertada em três UTI’s de Palmas