Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Fiscalização de casas vazias continua no Residencial Lago Azul 4
    NORTE

    Fiscalização de casas vazias continua no Residencial Lago Azul 4

    By Norte do Tocantins17 de abril de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Residencial Lago Azul 4
    Residencial Lago Azul 4

    Após intensa fiscalização em casas vazias no Residencial Lago Azul 4, entregue em janeiro deste ano pela Prefeitura de Araguaína, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), três unidades já foram repassadas para famílias que estavam no cadastro reserva. A ação foi possível após 15 beneficiários não terem informado o porquê de não terem mudado no prazo de 30 dias após a entrega das chaves. Desde março, foram notificadas 132 pessoas, dessas 116 compareceram para ocuparem os imóveis.

    A dona de casa Jaciara Moreira da Silva, de 25 anos, que estava no cadastro reserva, foi beneficiada com um dos imóveis e já está morando na casa própria. “Quando me ligaram eu quase não acreditei, fiquei muito feliz”, disse.

    Ao lado da filha Lara Jhenifer Moreira, de 7 anos, que já está estudando no setor, a dona de casa já tem planos para o futuro. “Já fui animadora de festas e vejo que aqui é uma oportunidade, posso começar trabalhando nos aniversários do próprio residencial”, destacou.

    Invasões e depredações

    Com a fiscalização, a Prefeitura tem combatido o vandalismo e a invasão dessas casas por pessoas que não são cadastradas no programa. Cerca de 13 casas tiveram lâmpadas, pias, vasos sanitários e outros itens roubados.

    De acordo com a Superintendência de Habitação, alguns invasores estão relutantes para deixar os imóveis, após várias tentativas amigáveis e orientações para desocuparem as casas no prazo legal de três dias, sob pena de representação criminal na Polícia Federal e Ministério Público Federal, conforme publicado no Diário Oficial do Município nº 1.297, do dia 4 de abril.

    Caso não desocupem o imóvel, os ocupantes irregulares serão representados à Polícia Federal e Ministério Público Federal sob pena conforme artigo 9º da Lei 5. 741, de 1º de dezembro de 1971. “É crime de ação pública e a pena de detenção é de seis meses a dois anos e multa de cinco a vinte salários mínimos”, diz trecho da lei.

    “Essas pessoas não precisam cometer crimes. Caso necessitem, podem procurar antes a Secretaria da Habitação, pois a Prefeitura tem programas sociais para famílias em vulnerabilidade social”, destacou o superintendente Danilo Leite

    Mais cinco imóveis podem ser entregues nos próximos dias a famílias que foram sorteadas e estão no cadastro de reserva do programa.

    Mais vistorias

    A Prefeitura continuará acompanhado os casos de quem recebeu as chaves e deve cuidar do seu imóvel. Quem não mudou ainda e teve o nome divulgado na lista precisa procurar a Superintendência de Habitação o mais rápido possível, sob pena de exclusão do programa.

    Beneficiários que recebem o imóvel não podem abandonar, vender, alugar, ceder ou emprestá-lo a outras pessoas durante dez anos, sob pena do beneficiário descumprir estas cláusulas contratuais junto à CEF, no qual poderá ter o contrato rescindido/distratado. (Gláucia Mendes)

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleSandoval, “Novo Canário”, pediu R$ 10 milhões, mas recebeu R$ 4 milhões, diz delator
    Next Article Grave acidente na BR-153 entre Colinas e Araguaína deixa uma mulher sem vida
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Caso de denúncia de racismo em unidade de saúde de Tocantinópolis gera questionamentos

    6 de setembro de 2026

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Caso de denúncia de racismo em unidade de saúde de Tocantinópolis gera questionamentos

    6 de setembro de 2026

    Após acidente que matou esposa, ex-secretário Renato Jaime continua internado na UTI

    5 de setembro de 2026

    Polícia Civil cumpre mandado de prisão e apreende porções de droga com suspeito em Bom Jesus do Tocantins

    5 de setembro de 2026

    Luana Nunes amplia base de apoio no sul do Tocantins com mobilização em Gurupi e Figueirópolis

    5 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.