A depressão é o tema desse ano para o Dia Mundial da Saúde, hoje, 07 de abril.  Com o lema “Vamos falar”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende chamar atenção para as formas de prevenção e tratamento da depressão. Esta data é celebrada desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, em 1948.
 

A depressão pode afetar pessoas de todas as idades, traz alto sofrimento mental e afeta a capacidade das pessoas para realizar até mesmo as mais simples tarefas diárias. Nos casos mais graves, a doença pode levar ao suicídio, considerada atualmente a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.

Diferentes fatores podem colocar em risco a saúde mental. Segundo a OMS, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos podem afetar o estado emocional das pessoas. Outras situações como aspectos psicológicos e de personalidade específicos, podem tornar pessoas vulneráveis aos transtornos mentais. Além disso, causas biológicas, incluindo fatores genéticos, podem contribuir para esse quadro.

Prevenção

A prevenção é importante para evitar a depressão. Em Gurupi, o Serviço Escola de Psicologia do Centro Universitário UnirG já oferta atendimento psicológicos para comunidade de Gurupi e região desde 2008. A cada ano são mais de 1600 atendimentos gratuitos em várias áreas.

“O atendimento psicológico trabalha com a prevenção, para que as doenças mentais não cheguem a um grau que gere sofrimento mental e físico que impeçam a pessoa de ser autônoma. O apoio profissional é de extrema importância, pois auxilia a pessoa a lidar com as situações extremas e conflitivas do cotidiano, dando a ela maiores possibilidades e condições de repensar o seu modo de vida, procurar uma qualidade de vida e manter-se saudável”, explica a coordenadora do Sepsi UnirG e psicóloga, Dulcimara Moraes.

Ainda segundo Dulcimara, o Sepsi está aberto para atender a demanda da sociedade. “A pessoa pode buscar auxílio de acordo com a sua necessidade, que pode ser devido a um luto, depressão, dificuldades de relacionamento, transtornos de ansiedade, dificuldade de aprendizagem escolar, dificuldade de lidar com as emoções e até mesmo para autoconhecimento”.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do curso de Psicologia, sob a supervisão de professores. Os interessados podem procurar atendimento de forma espontânea ou tendo em mãos um encaminhamento médico. Também é necessário apresentar um documento de identificação. Menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável. Após a avaliação, o atendimento poderá ser encaminhado para uma das seguintes áreas:

– Plantão psicológico: atendimento a pessoas em situação de crise, que estejam em estado de desequilíbrio momentâneo e que necessitem de uma atenção imediata e escuta ativa.

– Avaliação Psicológica: é um procedimento que visa avaliar aspectos do comportamento e personalidade do indivíduo, por meio de instrumentos validados para conhecer questões relacionadas a aprendizagem, funções cognitivas, orientação vocacional e profissional.

– Psicodiagnóstico: avaliação que busca uma compreensão acerca do individuo mais aprofundada, levando-se em consideração seus aspectos afetivos, emocionais e comportamentais, auxiliando o psicólogo no processo psicoterápico com o cliente. Para o individuo, o psicodiagnóstico auxilia na compreensão da sua personalidade e de si mesmo.

– Psicoterapia individual: destinado ao bem estar psicológico do adulto, busca da compreensão de si, resolução de problemas, reorientação profissional e de carreira, manejo de conflitos que ocorrem nesta fase da vida. São dificuldades que, por vezes, prejudicam o crescimento e a consciência para lidar com tais problemas.

-Grupo terapêutico infantil: atendimento a crianças entre 8 e 11 anos, com o objetivo de estabelecer uma relação saudável entre a criança e o ambiente. São abordados traumas, conflitos visando a busca e a transformação da autonomia da criança para que ela se torne mais saudável e positiva.

-Psicoterapia infantil e adolescente: procura, por meio da escuta ativa e da ludoterapia, trabalhar os traumas e conflitos que são desencadeados pelas crianças e adolescentes devido a problemas relacionais e ambientais.

 – Atendimento terapêutico para casais e famílias: a terapia de casal e de família tem o objetivo de trabalhar as questões que estão desestruturando ou tornando instável a convivência dos casais e das famílias. Busca uma compreensão maior dos padrões de relacionamento e de comunicação entre os membros, buscando uma harmonia e equilíbrio na convivência conjugal e familiar.

O Sepsi está localizado na Avenida Guanabara, esquina com a rua 09 (campus II). O horário de atendimento é das 08 às 12h e das 14 às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3612 7717.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSistema Fecomércio premia profissionais da imprensa do Tocantins
Próximo artigoDeputado Paulo Mourão destina 100 mil para saúde de Pedro Afonso